sábado, 13
 de 
agosto
 de 
2022

Lançado programa de inseminação em Contenda

Previsão do programa é viabilizar 600 inseminações no ano de forma gratuita. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Contenda
Iniciativa é uma parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, CONAFER e a Alta Genetics para o melhoramento genético de bovinos

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Contenda fez o lançamento do Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo, o IATF. A ação é desenvolvida por meio de parceria com o CONAFER e a Alta Genetics e será destinada para o melhoramento genético de bovinos de corte e leite do município.

Entre as vantagens apontadas pela pasta com o IATF estão o melhoramento genético, aumento da taxa de prenhez, melhor planejamento rural, aumento de peso ao desmame, padronização do rebanho, além da maior produção de leite e carne.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Contenda, Thomas Gaspar, o programa viabilizará, no total, 600 inseminações ao ano gratuitamente. “Para aptidão de carne, serão contemplados os animais das raças Nelore e Angus, enquanto que para aptidão de leite as raças são Gir, Girolando, Sindi, Holandês e Jersey. A dupla aptidão será para os Bubalinos”, comenta.

Para participar, a prefeitura informa que os animais precisam estar com as vacinas da Brucelose em dia, terem boas condições nutricionais, e outras condições. Os produtores devem realizar o cadastro na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, junto à prefeitura municipal. Informações pelos telefones (41) 3625-1212 ou (41) 98403-7708.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email