Centenas de jovens do suleste paranaense viajaram para o Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013. O evento conta com a participação do Papa Francisco e reúne pessoas de todo o mundo. A última edição da jornada havia acontecido em 2011 em Madri, na Espanha.
A JMJ 2013 começou oficialmente no dia 23, terça-feira, com a missa de abertura, e prossegue até domingo, com uma programação bastante diversificada. As boas vindas ao papa ao evento foram dadas ontem. Entre os atos centrais, hoje acontece a Via Sacra, na praia de Copacabana, com a participação de jovens que carregam a Cruz Peregrina ao longo das estações da Paixão de Cristo. A meditação deve ser conduzida pelo Santo Padre.
Amanhã, um dos pontos altos é a vigília, que acontecerá em Copacabana, com momentos de louvor, adoração, testemunhos e a presença do pontífice. E o último ato central do JMJ será a missa de envio, também em Copacabana, presidida pelo Papa Francisco. O evento conta ainda com diversas outras atividades religiosas e culturais e exposições por toda a cidade.
Da região suleste do Paraná, todas as cidades estão representadas. Os números mais expressivos são de Piên, de onde partiram para o Rio, 173 pessoas. Segundo Bruno Kaminski, um dos coordenadores da participação local na JMJ, a ida ao Rio de Janeiro tem sentido de peregrinação. “Nos últimos dias foram realizados eventos para preparar os peregrinos pienenses para que eles possam viver intensamente a JMJ”, destaca William Fragoso, também da coordenação.
De Rio Negro são 40 participantes. De Fazenda Rio Grande 111 jovens participam da jornada. De Campo do Tenente são cinco peregrinos. Os participantes da Lapa somam 74. Tijucas do Sul tem 22 representantes. De Mandirituba, 28 jovens viajaram para o evento. De Quitandinha são 47 representantes. Agudos do Sul tem 24 participantes incluídos nos grupos dos quitandinhenses e dos pienenses.
Contenda estará representada por 42 pessoas que foram ao Rio. Segundo uma das coordenadoras contendenses, Denise Sobota, é grande a expectativa dos jovens em poder ver o Papa Francisco e ouvir sua palavra.