sexta-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2024

Jovens da região se preparam para o Enem

Exame Nacional do Ensino Médio/Foto: Jornal O RegionalSerá realizado neste final de semana, dias 3 e 4 de novembro, o Exame Nacional do Ensino MédioEnem 2012. Assim como em todo o Brasil, os jovens do suleste paranaense estão na expectativa quanto às provas. O exame, além de avaliar o ensino médio, também pode servir como certificado de conclusão desta etapa escolar e como porta de entrada para a universidade, já que muitas instituições de ensino superior utilizam as notas como critério de classificação.
Entre os jovens da região que prestarão o exame está Letícia Oliveira, de Mandirituba. Ela tem 16 anos, estuda no colégio João Afonso de Camargo e vem se preparando desde julho, fazendo cursinho em Curitiba todos os finais de semana. Segundo Letícia, a preparação vem contando com apoio de muitos, mas principalmente dos professores, que estão incentivando os alunos. “Pretendo conseguir uma boa nota para, através do ProUni, conseguir vaga no curso de engenharia civil. Há três anos descobri que era essa minha vocação numa feira de profissões”, conta.
Outra que participará do Enem deste ano é Camila Harbs, 17 anos, de Agudos do Sul. Ela está no 3º ano do ensino médio do colégio Rui Barbosa. Em preparação para as provas, ela conta que focou os estudos de redação. “Talvez eu não faça faculdade já no ano que vem, pois pretendo fazer um curso técnico em gastronomia”, revela. Mas num futuro breve, Camila também almeja ingressar na universidade no curso de engenharia civil.
Ao todo, no país, o Enem terá 5,8 milhões de participantes, sendo 280 mil deles do Paraná. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas; recomenda-se que os participantes estejam no local até às 12 horas, portando documento de identificação original com foto e tendo em mãos caneta esferográfica de tinta preta.
Algumas cidades da região terão locais de prova. É o caso, por exemplo, de Mandirituba, nos colégios Joaquim de Oliveira Franco e Bom Jesus; a cidade receberá também alguns participantes de Quitandinha. Rio Negro também deve receber alunos de Quitandinha, bem como de Campo do Tenente; o exame acontecerá nos colégios Barão de Antonina e Presidente Caetano Munhoz da Rocha. A Lapa terá provas nos colégios General Carneiro e São José e nas escolas Davi Carneiro e Manoel Pedro. Em Fazenda Rio Grande, acontecerão provas nos colégios Jorge Andriguetto, Cunha Pereira, Olindamir, Decio Dossi e Lucy Requião. Maioria dos alunos de Contenda e de Tijucas do Sul deverão se dirigir a São José dos Pinhais, enquanto que de Piên e Agudos do Sul, grande parte realizará as provas em São Bento do Sul.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email