A juventude católica de diversas partes do mundo estará em peregrinação nos próximos dias na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que neste ano será realizada no Panamá. O evento tem início na próxima terça-feira e segue até o domingo, dia 27 de janeiro, com uma programação repleta de momentos especiais junto aos jovens.
Neste ano, a JMJ tem como tema “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. O ato central da Jornada acontece no dia 27, quando será realizada a missa presidida pelo Papa Francisco.
Da região, diversos jovens estarão vivenciando esta experiência, como é o caso de Aline Bueno, da cidade de Piên. “Tenho tido esse desejo de ir a JMJ desde sempre, mas por ser muito nova nunca consegui ir em uma, essa será minha primeira vez.”, compartilha Aline, apontando toda a preparação visando a viagem ao Panamá. “Tudo começou quando foi anunciada a possibilidade de ir um grupo de Piên a Jornada, desde lá eu e minha família começamos a guardar dinheiro, pois inicialmente iríamos eu, meus pais e minha irmã, mas como é uma JMJ muito diferente, por ser um país pequeno, acabou que só eu iria, e desde que dei meu sim para essa jornada, Deus tem providenciado tudo”, afirma.
Aline destaca ainda o apoio de todos que colaboraram com as promoções visando arrecadar fundos para a viagem. “Foram realizados os bazares e o café colonial ao longo deste tempo de preparação, cada um dos peregrinos pôde ajudar e fazer com que conseguíssemos dinheiro o suficiente para que fôssemos todos juntos, com um espírito de irmãos entre nós. Gostaria de dizer que enxergo essa JMJ como um presente de Deus realmente, que tem providenciado tudo desde o início e colocado em minha vida tantas pessoas que me ajudaram a ir a essa Jornada e experimentar um pedacinho do céu na terra”, finaliza.
Representando a paróquia Cristo Rei, de Campo do Tenente, o padre Orlando Leal destaca a emoção de participar deste evento e poder estar próximo do Santo Padre. “Tive a graça de participar da Jornada do Rio de Janeiro e também na Polônia. Estou indo para a terceira JMJ, que será a do Panamá. A experiência de participar deste evento mundial com o Papa Francisco, junto com os jovens, é algo que proporciona um grande encontro de fé, cultura, conhecimento. Ademais, quem tiver oportunidade de vivenciar este momento da JMJ não fique com dúvida, pois é algo maravilhoso, este encontro com Cristo. Portanto, todos na Jornada Mundial da Juventude estão ligados a Cristo, cabeça da nossa Igreja”, finaliza.