sábado, 25
 de 
maio
 de 
2024

Jovens celebram o DNJ com momentos de fé e alegria

Momentos de fé e adoração marcaram a programação do DNJ. Foto: Divulgação
Mais de 1,8 mil pessoas participaram da programação do Dia Nacional da Juventude em Piên, no último domingo. DNJ 2023 será em São José dos Pinhais

O último domingo foi considerado especial para jovens de toda a região que participaram do Dia Nacional da Juventude (DNJ), evento promovido pela comunidade católica da Diocese de São José dos Pinhais e realizado na cidade de Piên. Um expressivo número de participantes acompanhou a programação ao longo do dia.

Com a missa presidida pelo bispo Dom Celso Antônio Marchiori, os jovens puderam ouvir uma palavra de incentivo para viver bem a juventude, sem ter medo dos desafios que a fase apresenta. Houve ainda momentos de animação, com as bandas Alegruia e Dominus, além de pregação com o Diácono Leó Dominus, feira vocacional e adoração.

Para o pároco de Piên e assessor diocesano da juventude, padre Thiago Zella Hoffmann,m ficou evidente o grande vigor de vontades e desejos da juventude e a necessidade de ouvir e interpretar o jovem e sua palavra.  “Ao celebrarmos no dia 25 de setembro o DNJ 2022 para nossa Diocese de São José dos Pinhais, ficou muito claro para quem esteve participando, que o jovem é uma pessoa cheia, mais cheia de vigor. Um vigor que extrapola o seu domínio. Uma energia que extrapola o seu domínio, e ele precisa então estar reunido com outro jovem, para que possam aprender a controlar essa força vital que os mesmos têm. Aqui fica então uma pergunta para todos nós: como oferecermos momentos para os nossos jovens estarem reunidos, para assim, ter uma oportunidade saudável para extrapolar essa energia?”, apontou.

Padre Thiago enalteceu que este fim de semana ficará marcado no coração dos mais de 1,8 mil participantes que celebraram o amor de Deus. “Foi um momento oportuno de celebrar o mistério do amor de Deus no sacramento da Eucaristia junto com nosso amado Bispo Dom Celso, que oportunizou um momento muito rico de proximidade com a juventude, a ponto de se dispor a tirar fotos com todos os jovens. Também, foi possível extrapolar de um modo bem saudável a sua energia cantando e dançando com as Bandas Alegruia e Dominus. Muito rico e proveitoso foi o teatro e a pregação do Diácono Leó Dominus, que trouxeram uma palavra de encorajamento para os nossos jovens, por meio da partilha do tema do DNJ 2022 ‘jovem: não tenhas medo’ e do Lema ‘o verbo se fez carne’ (Jo 1, 14a). Um dos momentos muitíssimos ricos foi a adoração ao Santíssimo Sacramento, ver uma multidão de jovens de joelhos dobrados e adorando ao Senhor Jesus, e dizendo que Jesus é sua alegria verdadeira, sua única alegria. Ver jovens derramando suas preocupações e medos, bem como seus sonhos e esperanças em Jesus, foi muito marcante para todos”, complementou.

Por fim, o pároco agradeceu pela experiência junto à juventude. “Enfim, só temos de louvar e bendizer a Deus pelo acontecimento do DNJ 2022 e pedir que os jovens mantenham sempre viva a alegria de sua juventude. Pois, como ficou muito expressivo que Jesus é a mais bela juventude e que se os jovens querem ser verdadeiramente felizes é preciso ter a presença de Jesus na vida deles, somente Cristo pode encher de alegria verdadeira o coração de nossos jovens. Resta-nos dizer: Viva a juventude mais alegre e cheia de felicidade de nossa Diocese”, finalizou.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email