Cerca de 80 rapazes, nascidos em 2005, receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI)
Um dos momentos que marcam a vida de jovens que completam 18 anos é o processo de alistamento militar. Em Piên, rapazes nascidos em 2005 participaram, nesta quinta-feira, da solenidade de juramento à bandeira e entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Reunindo cerca de 80 jovens, a cerimônia contou ainda com a presença de autoridades municipais, militares e familiares. A sessão foi conduzida pela equipe do Posto de Recrutamento e Mobilização da 5ª Região Militar, que teve a participação do Tenente Coronel Fabio Artner, do 1º Tenente Dias, 1º Tenente Elmiro Neto, Sargento Sato e Soldado Meneguetti.
Na oportunidade, o Tenente Coronel Fabio Artner destacou que, ao longo da vida, os cidadãos têm a missão do juramento em várias esferas, sendo familiar, profissional ou pessoal, a qual terão de exercer com honestidade e dedicação. “Orgulhem-se da nossa bandeira nacional. Cultuem os valores da honra, da verdade e da honestidade. Não tenham medo dos desafios da vida, não aceitem as ilegalidades e da corrupção, se afastem da drogas. Tenham certeza que fazer o que é certo é o melhor caminho”, afirmou.
Para o prefeito Maicon Grosskopf, os jovens que foram dispensados têm um grande papel junto à sociedade e, principalmente, no município. “Vocês são convocados todos os dias para dar o melhor de vocês. Que vocês tenham a humildade para honrar o pai e a mãe para que, futuramente, seus filhos possam honrá-los. Estamos dentro de uma sociedade sem limites, sem respeito e que busca o tempo todo se satisfazer tendo o preço que for. Desejo a vocês uma vida plena, que sejam bons pais, bons profissionais e cidadãos honrados”, destacou.
O secretário do posto da Junta Militar de Pien, Nelson Silvano Simões, também enalteceu a importância deste marco na vida dos pienenses. “Essa foi a última fase do alistamento militar do jovem que já passou pela Junta, entregou toda a documentação e pagou a taxa. Concluindo este processo, ele fez o compromisso à bandeira, o símbolo máximo da pátria, para receber o certificado de dispensa”, finalizou.