sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Janeiro tem disparada de novos casos de Covid-19

Uso de máscara e a higienização com álcool gel seguem como medidas sanitárias para prevenção ao coronavírus. Foto: Arquivo/O Regional
Com 11 mil registros, janeiro de 2022 foi o mês com o maior registro de novos diagnósticos. Em relação as novas mortes, número teve leve queda

O mês de janeiro último foi marcado por uma expressiva alta de novos casos confirmados de Covid-19 em todo país, cenário que não foi diferente nos dez municípios do suleste paranaense. Conforme levantamento feito pela reportagem, no período analisado, foram contabilizados 11.549 novos diagnósticos da doença em toda a região.

Se comparado a dezembro de 2021, a alta supera a marca de 1.000%, enquanto na comparação com o mesmo mês do ano passado, a suba é de 294%. Considerando os novos óbitos, o número registrado foi de seis, com queda de 33% em relação à dezembro, quando foram nove ocorrências.

Na última semana, após o Estado superar a marca de 20 milhões de pessoas imunizadas contra o vírus, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, reiterou a vacinação como a principal alternativa para conter o avanço do vírus. “Um gesto feito mais de 20 milhões de vezes por profissionais da saúde, em todos os municípios do Estado. Uma força tarefa, sem dúvida. Continuamos vacinando e defendemos essa atitude, pois no momento é a única defesa que temos para nos protegermos do vírus”, enfatizou.

Ainda conforme o gestor, a vacina tem assegurado a manifestação de sintomas mais leves da doença. “Os casos confirmados da Covid-19 aumentaram, mas muitas pessoas tiveram sintomas mais leves e quem foi infectado pela segunda vez notou a eficácia das doses aplicadas, com uma recuperação mais rápida e quadro mais leve da doença”, complementou.

 

 



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email