Produtos típicos na mesa dos brasileiros durante a Páscoa, os pescados e os ovos de chocolate merecem atenção especial no ato da compra. Embalagens, pesos e validade estão entre os itens que devem ser observados pelo consumidor, a fim de evitar qualquer dano.
Recentemente, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) coletou amostras de diversos produtos em pontos de revenda e nas indústrias, e encaminhou aos laboratórios do Instituto no Estado, que já iniciaram os exames que avaliam o peso do produto e outros detalhes exigidos por normas determinadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
De acordo com o gerente de pré-embalados do Ipem-PR, Sérgio Camargo, na compra de chocolates, basicamente o consumidor deve estar atento ao valor nominal do produto. “Nos casos dos ovos de chocolate, bombons e demais chocolates, o produto embalado deve apresentar, de forma clara, as informações sobre o peso líquido na sua embalagem. Esta indicação deve referir-se somente ao peso do produto, não considerando o valor da embalagem e dos brindes, se houver”, explica Camargo, detalhando os cuidados com os pescados. “Se for efetuar uma compra de peixe fresco, o consumidor deve acompanhar a pesagem do produto, que deve ser realizada à sua vista, assim como a embalagem. Quando é um produto pré-embalado, deve-se analisar que a pesagem indicada não deve considerar o peso da embalagem, nem a quantidade de gelo existente no produto”, orienta.
Ainda conforme o gerente, qualquer anormalidade pode e deve ser denunciada. “O cliente que encontrar qualquer inconformidade pode acionar o serviço da Ouvidoria do Ipem-PR, pelo telefone 0800 645 0102. A equipe fará a inspeção e a coleta das embalagens para exame. Constatada a irregularidade, será lavrado o ato de infração e o estabelecimento terá até 10 dias para fazer a defesa e poderá receber as penalidades previstas em lei federal, com multa que pode chegar a R$ 1,5 milhão, dependendo do caso”, finaliza.
Pensando em chocolates, hoje há uma diversidade de produtos. A empresária Simone Negrelli diz que abasteceu sua loja pensando na variedade e sempre buscando bons preços, isto aliado a qualidade que, segundo ela, é fundamental. “É um produto da época e todos saem a procura, tendo variedade se torna mais fácil atender ao desejo do cliente. Já a qualidade é um fator fundamental, quem não cuida deste detalhe vende apenas uma vez”, descreve Simone. Segundo a empresária, o comércio movimenta com as vendas de páscoa, porém, os chocolates servem apenas para atrair os clientes, já que proporcionam uma minima margem de lucro. Para todo o comércio na região, as principais vendas devem acontecer a partir de hoje.