sábado, 22
 de 
janeiro
 de 
2022

Investimentos na Saúde beneficiam moradores de Agudos do Sul

Série de medidas, contratações e aquisições de aparelhos, permitiram uma transformação no cenário da saúde do município. Foto/Prefeitura de Agudos do Sul

A prefeitura de Agudos do Sul e a Secretaria de Saúde do município fizeram um levantamento dos investimentos feitos no último ano como forma de prestação de contas aos agudosulenses. A Unidade Básica de Saúde de Agudos do Sul, composta por cinco médicos da modalidade clínico geral, uma obstetra, um pediatra e um psiquiatra, tinha um déficit no número de profissionais e hoje está com uma equipe médica completa e inclusive conta com médicos fixos em unidades do interior.

Os avanços na área da saúde permitiram o avanço na instalação de um raio x odontológico na Unidade Básica de Saúde Francisca de Oliveira Silva; Aquisição de uma câmera intra oral para a sala odontológica da UBS Francisca de Oliveira Silva; Aquisição de dois aparelhos de eletrocardiograma na UBS Francisca de Oliveira Silva e na UBS Dorvalino Ferreira de Melo, para realização de exames agendados, que devem, segundo a Secretaria de Saúde, trazer mais conforto e praticidade aos usuários.

Os investimentos não param por aí. Houve a organização do quadro de funcionários da atenção básica, visto que na UBS do interior não havia equipe completa. Hoje há quadro pessoal dos cargos de enfermeira, auxiliar de enfermagem e médico.

A prefeitura de Agudos do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, trabalhou para a reforma da sala de vacinação, com adequação nas normas do Ministério da Saúde. Houve o término da reforma e ampliação do prédio que está instalado a UBS Francisca de Oliveira Silva; A implantação do projeto Mãe Agudosulense, que desenvolve ações educativas para as gestantes; Implantação da Rede de Atenção às Pessoas com Deficiência; Adesão ao recurso que trabalha com ações voltadas a obesidade infantil; Contratação de uma nutricionista; Contratação de uma fonoaudióloga e a ampliação do número de ecografias obstétricas e ginecológicas realizadas na atenção básica.

Houve a implantação do novo sistema de prontuário eletrônico na atenção básica, o qual fará a diferença nos indicadores exigidos pelo Previne Brasil; Aquisição dos aparelhos MTX na triagem dos pacientes que passam pelos atendimentos na atenção básica, o qual verifica 16 bioparametros clínicos; Fortalecimento nas campanhas de promoção e prevenção a saúde, como o Outubro Rosa, o Novembro Azul, o Setembro Amarelo, Câncer Bucal, entre outros.

A prefeitura e a Secretaria de Saúde de Agudos do Sul destacam a vacinação, que resultou no alcance do município ao atingir a meta da vacinação contra a Covid-19 e a aquisição de três veículos 0 quilômetro para as UBS do interior e a UBS Central.

A boa gestão resultou na aquisição de um recurso de R$ 100 mil para aquisição de equipamentos de atenção básica e um recurso de R$ 30 mil para a rede da pessoa com deficiência.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email