Processo de inscrições está em andamento na região. Eleições ocorrem em 1º de outubro em todo o país
Está em andamento em toda a região o processo de inscrições para interessados que pleiteiam uma vaga para atuar junto ao Conselho Tutelar. As eleições ocorrem apenas no dia 1º de outubro em todo o país, porém, até lá, haverá um processo preparatório, envolvendo capacitações e provas, finalizando com a votação.
Nas cidades do suleste paranaense, as inscrições estão em andamento e, na maioria delas, se estendem até a próxima semana. Em Contenda, Lapa e Tijucas do Sul, por exemplo, o prazo para os interessados se inscreverem termina hoje. A remuneração varia de R$ 1.988,32 a R$ 4.166,08.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Piên, Danielli dos Santos, destaca que são cinco vagas para conselheiro tutelar titular e mais cinco vagas para suplentes disponíveis. “Nossa expectativa é superar o número de inscrições da eleição unificada de 2019, quando tivemos 14 candidatos que, após passarem pela prova e capacitação, ficaram aptos a eleição”, conta.
Em Tijucas do Sul, onde há 20 inscrições, a assistente social e membro do CMDCA, Ariadne Caroline Nascimento conta como vem sendo a preparação para as eleições. “Na sede da Assistencia Social e nas redes sociais da prefeitura estamos divulgando todas as informações pertinentes. Estaremos oferecendo um curso preparatório antes da prova para todos os inscritos com conteúdos específicos para auxiliar no processo”, detalha.
Entre alguns dos requisitos básicos exigidos, além da apresentação de documentação pessoal, estão ter idade igual ou superior a 21 anos; residir no município que deseja a vaga há pelo menos um ano comprovando por meio de conta de luz, água ou título de eleitor; estar no gozo dos direitos políticos; apresentar quitação com as obrigações militares (no caso de homens); ser pessoa de
Os editais completos, contendo todas as informações referentes ao processo eleitoral do Conselho Tutelar, estão disponíveis para consulta nos sites das prefeituras. Todas as cidades da região contam com cinco vagas para conselheiros titulares e outras cinco para suplentes.
