domingo, 20
 de 
abril
 de 
2025

Índice Firjan aponta que região tem desenvolvimento moderado

Segundo números do estudo, Saúde de Mandirituba apresentou uma das melhores avaliações. Foto: DivulgaçãoO desenvolvimento na grande maioria dos municípios do suleste paranaense é apontado como moderado. Isto é o que mostra o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) ano-base 2016, divulgado na última semana. O estudo é da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e traz dados de municípios de todo o Brasil.

São avaliadas três áreas: saúde, educação e também emprego e renda, com base em estatísticas públicas oficiais. O índice varia de 0 a 1 ponto para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento.

Na região, nove municípios ficaram no patamar de moderado e apenas um, Rio Negro, alcançou o índice de alto desenvolvimento, com 0,8387. Segundo o prefeito Milton Paizani, esse resultado deve ser comemorado. “Com o empenho de servidores comprometidos, Rio Negro deu um salto de desenvolvimento nos últimos anos”, comemora. Fazenda Rio Grande ficou bem próximo de avançar de patamar, com 0,7899.

Um dos pontos positivos é que, em um comparativo com o ano de 2015, maioria dos municípios – Campo do Tenente, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul avançaram nos indicadores. Já Agudos do Sul, Contenda, Lapa e Piên tiveram queda no índice de um ano para o outro.

O maior percentual de avanço nos números foi de Campo do Tenente, cujo índice subiu 5,78%, seguido de Rio Negro, que viu o seu IFDM crescer 4,86% de 2015 para 2016. O ponto em comum em toda a região é que, analisando-se individualmente os indicadores, a área de saúde é a que teve os melhores números em todos eles.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email