quarta-feira, 8
 de 
maio
 de 
2024

Incêndio criminoso destrói parte de capela histórica no interior da Lapa

Criminosos atearam fogo na sacristia. Foto: DivulgaçãoUm ato criminoso, vergonhoso e de total repúdio. Estes adjetivos talvez possam resumir, ao menos em partes, o incêndio registrado na capela São Carlos Borromeu, na Colônia São Carlos, na Lapa. O templo religioso, que passava por obras de reforma, sofreu grandes avarias e somente não foi completamente destruído em virtude da rápida intervenção do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o padre João Batista de Oliveira, responsável pela capela, o incêndio foi registrado durante a madrugada. Os vândalos adentraram pela sacristia, onde roubaram um cálice banhado a ouro e posteriormente atearam fogo em dois guarda-roupas, o qual tinha vários objetos e roupas da equipe litúrgica e das pastorais. “Um morador que estava indo trabalhar notou as chamas e acionou o Corpo de Bombeiros. Toda a parte da sacristia, que havia sido remodelada com móveis novos, foi destruída. As chamas também afetaram a torre, o forro da parte interna da capela, que teve ainda a pintura afetada pela fumaça, inclusive a da parede do altar, a qual é um sinônimo da pintura no estilo barroco”, relata o pároco, lamentando o ocorrido. “Histórica, a capela São Carlos Borromeu é pequena, mas de um povo muito devoto e que já formou importantes sacerdotes. A estrutura estava sendo revitalizada e a comunidade ficou muito revoltada e entristecida com o ocorrido”, conta.

Paroquianos se reuniram para realizar a limpeza no interior da igreja. Foto: Divulgação

No dia seguinte, os moradores se reuniram para realizar a limpeza da capela e procurar indícios do que tenha causado o incêndio. “Encontramos dentro da igreja e no cemitério próximo, objetos que possam indicar uma espécie de despacho. Estamos rezando pelos responsáveis para que se arrependam e se convertam, pois fizeram este ato criminoso com o coração cheio de ódio e maldade”, comenta o padre João Batista. No último sábado, o bispo diocesano Dom Celso Antônio Marchiori celebrou na capela a oração de reparação e levou aos fiéis palavras de conforto e de ânimo para continuarem.

Nas próximas semanas, a equipe econômica da capela estará realizando um levantamento minucioso para revitalização da igreja. “Esta capela foi construída em 1934 e o incêndio provocou algumas rachaduras. Por isso, é necessária uma avaliação detalhada. Agradeço aos padres e as comunidades de toda a região pela solidariedade demonstrada em todos os sentidos. Somente com a fé, esperança e ajuda de todos vamos superar este triste registro”, enfatizou o padre.

A capela disponibilizou uma conta bancária para coletar ajuda financeira. Confira ao lado os dados. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3639 1145.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email