Entre os principais tributos e outras despesas do ano, o primeiro deles para os paranaenses é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os contribuintes podem pagar o imposto à vista, com 3% de desconto, ou então parcelar em três vezes.
O calendário para o pagamento à vista começou na última quarta-feira e vai até a próxima terça. As datas variam de acordo com o número final da placa dos veículos. Para quem pagar de forma parcelada, a primeira parcela tem vencimentos ainda em janeiro e as demais em fevereiro e março.
As guias para pagamento foram enviadas pelos Correios, contendo o boleto à vista e os da primeira e segunda parcelas. Para quem parcelar, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) enviará posteriormente o boleto da terceira parcela.
Segundo Raquel Barbosa, chefe do posto do Detran de Quitandinha, se alguém não recebeu as guias, pode consultar o site do Detran, onde há um link que redireciona diretamente a uma página da Sefa onde é possível acessá-las. “Outra opção é pagar com o número do Renavam em um dos bancos credenciados”, explica.
Apesar de ser um imposto cobrado pelo estado, ele também é importante para os cofres municipais. O governo repassa às prefeituras 50% do valor do IPVA correspondente aos veículos licenciados nos municípios. A região recebeu R$ 27 milhões oriundos do imposto em 2017.
Raquel alerta que na mesma data de vencimento do IPVA, vence ainda o Seguro DPVAT. O boleto deste seguro precisa ser acessado pela internet. Também no site do Detran há um link de acesso direto à pagina onde pode ser gerado o boleto do DPVAT.