A partir de agora, exames práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) serão realizados em Piên. Solenidade que tornou oficial a implantação da Banca Itinerante na cidade foi realizada nesta sexta-feira (2)
Foi realizada na manhã desta sexta-feira (2), em Piên, a inauguração da Banca Itinerante de exames práticos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) na cidade. A solenidade foi realizada na pista de moto do Centro de Formação de Condutores Marcon.
Com isso, a partir de agora, os exames práticos de direção, uma das etapas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passam a ser realizados no próprio município. Antes, os pienenses precisavam se deslocar a Rio Negro para este exame.
Segundo Eloi Ocirino Pedro, diretor da CFC Marcon, é uma conquista importante. “Esse é um projeto do Detran/PR. O governo estadual vem abrindo algumas portas nos últimos anos para que alguns serviços que eram executados somente nas Ciretrans pudessem ser realizados aqui na cidade”, salienta. Ele cita outros procedimentos, como foto e biometria, que já são feitos na cidade há alguns anos. “E hoje mais um passo importante foi a inauguração da Banca Itinerante”, ressalta o diretor.
O chefe da Ciretran de Rio Negro, Reinaldo de Oliveira, enfatiza que é uma recomendação do Detran que aconteçam os serviços mais próximos do cidadão. “Ficamos muito satisfeitos porque fica melhor para o aluno”, diz.
Valmir Moreschi, coordenador das unidades operacionais do Detran, disse que isso atende pedido do governador Ratinho Junior de colocar os serviços o mais próximo possível da população. “A partir de hoje, os exames práticos de direção serão feitos aqui”, ressalta.
O presidente do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado do Paraná, Justino Fonseca, enfatiza esse projeto tem o intuito de baixar o custo da habilitação para o cidadão. “Então esse projeto vai realmente beneficiar o cidadão do Paraná”, relata.
A iniciativa é uma parceria firmada entre o Detran-PR, CFC Marcon, Sindicato CFC e prefeitura. Na mesma data da inauguração da banca, já foram realizados os primeiros exames práticos de carro e moto.