Finalmente as portas do novo hospital de Piên foram abertas para atendimento ao público. São 13 anos de espera para que a comunidade volte a contar com o benefício, no entanto, ainda há muito para ser feito. O hospital abriu com somente 25% da sua capacidade de atendimento. A maternidade não vai funcionar, casos de média e alta complexidade continuarão sendo encaminhados a Curitiba e não haverá nenhuma especialidade médica hospitalar.
A inauguração oficial está prevista para acontecer nos próximos 60 dias, durante este período, o hospital vai funcionar de forma experimental. Durante o dia, a Unidade Central de Saúde continuará sendo a porta de entrada do sistema no município e depois das 19 horas o atendimento acontece no novo hospital.
A prefeitura informou que vai destinar 100 mil reais mensais para custeio do hospital e outros 150 mil por mês serão do governo do estado. A administração será da responsabilidade da Sociedade Evangélica, de Curitiba.
O lado positivo é a possibilidade de internamentos num espaço moderno e equipado e o funcionamento 24 horas para casos de emergência. Muitos profissionais de saúde de Piên também aguardam com expectativa a possibilidade de trabalho no local.