Aparelho será usado em casos de emergências no processo de investigação para a conclusão ou possível indicação de um diagnóstico
Um novo equipamento médico reforça os atendimentos no Hospital Miquelina Franco e Elisa Padilha. Na última semana, o prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, esteve acompanhando o treinamento dos médicos que vão atuar com o Celer Finecare FIA Meter Plus, um aparelho portátil que permite a análise sanguínea na obtenção de diagnósticos precisos.
A Secretaria de Saúde informou que a máquina pode ser utilizada nas situações de emergência, mais especificamente em casos cardiotorácicos e pulmonares, no processo de investigação para a conclusão ou possível indicação de um diagnóstico.
O secretário de Saúde, Francisco Carlos Cury, exemplificou a importância do equipamento para os contendenses. “A agilidade deste exame pode ser crucial. Um paciente com suspeita de infarto, como exemplo, esperava até cinco horas para ter esse diagnóstico. Com o aparelho em até 15 minutos os nossos médicos conseguirão ter o diagnóstico preciso. A agilidade é fundamental”, comentou.
De acordo com o prefeito Mostarda, essas análises eram encaminhadas para Campo Largo e o tempo de espera era de quatro a cinco horas. “Com certeza o aparelho dá mais agilidade na prestação deste serviço. Com esse equipamento todo o processo pode durar até 15 minutos com o resultado saindo em apenas três minutos. Essa era uma reivindicação dos nossos médicos que com o aparelho terão diagnóstico preciso e norteador do tratamento que o paciente receberá”, explicou.
Além deste equipamento, a cidade adquiriu, recentemente, um equipamento de ultrassonografia para diagnósticos precisos.