quinta-feira, 7
 de 
julho
 de 
2022

Horário de verão pode estimular a prática de exercícios físicos

Jonas ressalta a importância da realização de atividades físicas para qualidade de vida. Foto: Arquivo/O RegionalApós a confirmação do horário de verão para este ano, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar o relógio em uma hora a partir da zero hora de domingo. A mudança segue até o dia 18 de fevereiro de 2018.

Odiado por alguns e amado por outros, o horário especial pode alterar a rotina e causar reflexos no organismo nos primeiros dias de mudança. O período também pode despertar nas pessoas a motivação para a prática de exercícios físicos, como caminhadas e corridas.

O professor de educação física do Departamento de Esportes de Piên, Jonas Kurovski, explica que a mudança no horário pode influenciar na prática esportiva na vida das pessoas. “As pessoas procuram mais atividades físicas neste período”, comentou o profissional, explicando os benefícios que os exercícios podem trazer. “Quem se exercita têm mais ânimo, qualidade de vida. Ao executar exercícios físicos, o organismo libera a seretonina, que causa a sensação de prazer e bem-estar”, detalhou.

Silvinha e Rosa já se dedicam à caminhada diária. Foto: Arquivo/O Regional

Segundo Kurovski, aqueles que pretendem iniciar alguma atividade física durante o horário de verão devem começar de forma leve. “O calor pode prejudicar quem não está preparado fisicamente. Por isso, é recomendado iniciar com uma caminhada de leve, sem exercícios de muita intensidade”, orientou o professor, salientando ainda a importância da hidratação do corpo. “O consumo de água é essencial para manter o corpo hidratado durante o período”, finalizou.

Em Agudos do Sul, a reportagem acompanhou no início desta semana várias pessoas realizando suas caminhadas no final do dia. Silvinha de Lima e Rosa Lacerda contam que pelo menos uma hora por dia está sendo dedicada a esta atividade. “Nos sentimos bem. Aproveitamos para conversar também”, revelam. A mudança de horário fará apenas com que elas pratiquem a caminhada uma hora mais tarde. “O tempo será o mesmo, apenas tardaremos um pouco mais por conta do sol que pode prejudicar”, enfatizam.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email