Vítima teria caído em um barranco no momento que trabalhava no último sábado. Corpo foi localizado 45 horas depois. Em nota, a empresa responsável pelo aterro afirmou que prestou apoio para a família
Um acidente vitimou um homem no aterro sanitário de Fazenda Rio Grande na última sexta-feira. Ele caiu com o maquinário em um barranco, localizado no bairro Santa Terezinha. As buscas pelo corpo precisaram ser interrompidas nos períodos da noite.
No sábado pela manhã, equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil foram ao local. Mas por conta da iluminação e da dificuldade no acesso, ficou impossibilitada a entrada da equipe de socorro. Na madrugada do último domingo, autoridades conseguiram acesso ao monte pela parte de baixo.
A demora e a dificuldade no resgate do corpo se deram por conta do risco de poças de chorume e gases. Conforme informou a Defesa Civil, os dejetos acabaram deslizando e soterraram uma estrada que corta o local. Além disso, parte da mata que fica do outro lado também foi atingida. Ainda no último domingo, a Defesa Civil localizou uma máquina, mas não era a que o condutor estava.
Situação – O Instituto Água e Terra fez o envio de equipes para que avaliassem os danos causados ao meio ambiente. O IAT divulgou que analisa amostras para a conclusão dos trabalhos. Conforme o IAT, a empresa teria solicitado a renovação, que é realizada em um período a cada dois anos, segundo o que determina a lei. O IAT fez a solicitação de uma complementação e apresentação de um laudo geotécnico da área.
O que diz a empresa – A Estre Ambiental, empresa responsável pelo aterro sanitário, informou que houve um “desmoronamento de talude” e que assim que registrou o acidente acionou o Corpo de Bombeiros e as autoridades. A Estre afirmou que priorizou o socorro aos colaboradores. Conforme informação, a vítima seria um prestador de serviço que trabalhava na unidade. A empresa informou que prestou assistência à família. Segundo a Estre, a empresa colaborou com as autoridades, que se deslocaram até o local e buscam saber os impactos e as causas da ocorrência.
A prefeitura de Fazenda Rio Grande divulgou que acompanhou as buscas e que disponibilizou máquinas para a operação. Em nota, a prefeitura informou que concentrou esforços para localizar o corpo da vítima e deu assistência à família. Além disso, a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente acompanharam os trabalhos.
Identificação – A vítima foi identificada como João Cubis, de 41 anos. Ele deixa dois filhos.