sábado, 9
 de 
agosto
 de 
2025

Hidroponia se mostra como alternativa na produção agrícola

Jaime e Lu Lisboa na estufa onde fazem o cultivo. Foto: O Regional
Jaime e Lu Lisboa na estufa onde fazem o cultivo. Foto: O Regional
Na localidade do Tarumã, em Agudos do Sul, a produção de alimentos no sistema de hidroponia é um dos destaques

Nesta semana que antecede o Dia do Agricultor, comemorado na próxima segunda-feira, 28 de julho, a equipe de O Regional foi até a localidade do Tarumã, no município de Agudos do Sul. Nesta comunidade, um dos destaques na produção agrícola é o sistema de hidroponia.

No local, a reportagem conversou com Lucimeri Screpecz Lisboa e Jaime Lisboa, proprietários da Daserra Hidroponia. O cultivo na propriedade envolve também os filhos Gustavo e João Vitor.

Lu Lisboa, como é conhecida, explica que a hidroponia é um cultivo protegido a base de água. Ali eles produzem verduras folhosas. A produção é comercializada por meio de entregas aos consumidores finais na região, bem como para verdureiros, supermercados e cooperativas.

Ela conta que gostariam de trabalhar com orgânicos, e escolheram a hidroponia por ser um trabalho mais ergonômico. “Fazem quatro anos que a gente está produzindo na hidroponia”, enfatiza, destacando que fizeram cursos e visitas a estufas para isso.

Eles trabalham com sementes selecionadas nacionais e algumas que vêm da Holanda. “Após passar por uma sala de germinação, as plantas vão a estufa na bandeja até ganharem folhinhas, para então serem colocadas no sistema”, explica Lu.

Jaime conta que os defensivos utilizados são biológicos e a água vem de poço artesiano. Ele salienta ainda que a água que fica circulando no sistema leva os nutrientes que as plantas precisam.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email