quinta-feira, 23
 de 
setembro
 de 
2021

Hemepar alerta para o estoque baixo de sangue

Doação de sangue é fundamental para o atendimento de urgências de casos em que são necessárias transfusões frequentes. Foto: Venilton Kuchler/Arquivo/AENCom as medidas de isolamento social adotadas em virtude da pandemia do novo coronavírus, diversos serviços essenciais foram diretamente afetados, entre eles o de doação de sangue. Para minimizar os efeitos e manter o estoque, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está solicitando o comparecimento de doadores.

De acordo com a diretora geral do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, a demanda tem sido maior para tipos sanguíneos A negativo, O negativo e O positivo. “Os doadores com idade entre 16 e 59 anos, que estejam bem de saúde e não tenham sintomas gripais devem procurar a unidade mais próxima para realizar a doação”, relata Liana. Já as pessoas com mais de 60 anos devem seguir as recomendações e permanecer em isolamento.

Durante a pandemia, o Hemepar adotou uma série de medidas de prevenção. “A equipe de profissionais foi diminuída e estamos atendendo apenas por agendamento via site ou telefone, com capacidade reduzida para evitar aglomerações. Até mesmo o espaço entre as poltronas foi aumentado”, detalha Liana. Além disso, uma tenda foi instalada na área externa, onde é feita uma primeira triagem dos pacientes, sendo aferida a temperatura e disponibilizado álcool gel.

O centro de coleta reforça que, apesar da diminuição da demanda nos casos de urgência e a não realização de uma série de cirurgias eletivas, existe um número alto de pacientes crônicos que precisam de transfusão de sangue mensalmente. “Em dias normais, coletávamos em média 150 bolsas. Neste período, é necessário cerca de 120 bolsas, no entanto, estamos conseguindo pouco mais de 80”, conta Liana.

O agendamento para doação deve ser feito no site www.pia.pr.gov.br ou ainda pelos telefones 3281 4065 ou 3281 4010.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email