Equipes percorreram mais de 326,5 mil quilômetros durante patrulhamentos na cidade
Com o objetivo de otimizar o atendimento à população de Pinhais, bem como qualificar e ampliar a segurança pública no município que a prefeitura criou a Secretaria de Segurança e Trânsito (Seset). Dentro das ações desempenhadas pela nova pasta está a municipalização do trânsito e a constante qualificação dos Guardas Municipais (GM).
Além dos cursos de formação, com o aprimoramento no manuseio de armamento e a qualificação dos novos agentes de trânsito, os números apontam a atuação da GM em prol das pessoas de Pinhais no ano de 2021. As equipes estiveram em patrulhamentos pelas ruas da cidade todos os dias do ano, percorrendo mais de 326,5 mil quilômetros, além de 21.295 atendimentos comunitários, 1.405 Boletins de Ocorrências, 303 pessoas foram detidas, foram registrados 51 termos circunstanciados, 45 pessoas detidas por tráfico de entorpecentes, 45 mandados de prisão executados e o cumprimento de outros 37 mandados de busca e apreensão. Ainda, as equipes realizaram 35 apreensões de entorpecentes, 34 pessoas detidas por furto e outras 32 por violência contra a mulher, 21 por roubo e sete por posse de arma de fogo, e 22 veículos roubados foram recuperados.
A prefeita Marli Paulino reforçou as atividades prestadas pela GM em prol da segurança pública no município. “Nossa Guarda Municipal foi criada quando fui vice-prefeita na gestão do hoje deputado federal Luizão Goulart, com o objetivo de contribuir com a Polícia Militar em promover mais segurança em nossa Pinhais. Agora, como prefeita, pude criar uma Secretaria específica para a atuação das nossas forças de segurança, e neste primeiro ano de atuação, os números já refletem o trabalho realizado em prol das pessoas do nosso município. Muito obrigada a todos que atuam na promoção da segurança pública em Pinhais”, agradeceu.