domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

Granizo danifica centenas de casas na região

Garagem na comunidade de Quicé, em Piên, ficou toda perfurada pelo granizo. Foto: Arquivo/O RegionalUma forte tempestade de granizo atingiu a região no final da tarde do último domingo. Pelo menos cinco municípios tiveram registros de danos causados pelo temporal, sendo eles Agudos do Sul, Campo do Tenente, Lapa, Piên e Rio Negro, danificando telhas de amianto e até de cerâmica.

Em Agudos, foram registradas 1.068 casas danificadas, afetando cerca de 3,5 mil pessoas. Os bairros mais afetados foram Lagoa dos Pretos, Colônia Nova, Taquara Lisa, Palmitos, Papanduva, Pavão e Lavra. Já nas primeiras horas após o temporal, a prefeitura iniciou uma mobilização de atendimento que durou toda a semana no sentido de ajudar as famílias.

A prefeita Luciane Teixeira acompanhou as visitas, que envolveram equipes da Secretaria de Ação Social e da Defesa Civil, e ressalta que foram organizados também o recebimento de donativos no Cras e a confecção de acolchoados a serem repassados aos mais necessitados. “Agradeço aos voluntários e em especial o apoio dos funcionários da prefeitura”, destaca.

Em Campo do Tenente, uma das propriedades afetadas foi a de Raulino Weber, no bairro Serrinha. Ele conta que o temporal, com granizo e vento, atingiu também Lageado e Morrinho Alto, destelhando casas e granjas e atingindo canteiros de mudas de fumo. A prefeitura repassou 600 folhas de amianto para 12 famílias carentes.

Piên teve registros de prejuízos principalmente nos bairros de Quicé, Gramados, Letreiro, Aterrado Alto, Campina dos Crespins e Campo Novo, segundo os cadastros da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para repasse de materiais.

Alguns moradores deram relatos a este semanário. “O granizo furou as lonas dos canteiros de fumo e as telhas das estufas”, disse o agricultor Valdivio dos Santos Vieira. “Iniciamos a semana com muito trabalho na recuperação do telhado”, citou Ivan Wichicovizky. “As pedras de gelo eram do tamanho de laranjas”, contou Isidoro Senn.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email