quarta-feira, 27
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novembro
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2024

Governo do estado notifica empresas sobre o fim dos contratos do pedágio

Governadora destaca que o Paraná precisa de um modelo mais eficiente. Foto: Orlando Kissner/AENA alta tarifa do pedágio tem causado grandes impactos negativos ao setor produtivo do Paraná, fazendo inclusive com que muitas indústrias procurem outros estados para se instalarem. Para mudar este panorama e implantar um novo modelo de concessão, o governo do estado anunciou na última segunda-feira que não serão renovados os contratos com seis concessionárias do Anel de Integração, os quais se encerrarão em 2021.

O modelo atual foi efetivado em 1997, quando foram celebrados convênios com as empresas Econorte, Viapar, Ecocataratas, Caminhos do Paraná, CCR Rodonorte e Ecovia, as quais foram as vencedoras das licitações e passaram a ter a concessão de 2,5 mil quilômetros de rodovias, sendo 1,8 mil federais, delegadas ao Paraná, e 700 quilômetros estaduais, onde foram implantadas 27 praças de pedágio. Na ocasião, também foi apresentado um projeto de investimentos, onde até então foram concretizados 270 quilômetros de duplicações e outros 191 estão em execução, além de 43 quilômetros de contornos. Na praça do pedágio da cidade da Lapa, única edificada na região, a tarifa varia de R$ 6,40 à R$ 71,40.

Com a não renovação das concessões, o governo do estado notificou as empresas para que elas iniciem os processos de finalização dos contratos. “Esta medida visa garantir agilidade, rapidez e o encerramento correto do modelo atual. Daremos início a este importante processo, o que garantirá que o próximo governo, independente quem seja, tenha prazo legal suficiente para dar continuidade”, destacou a governadora Cida Borghetti, salientando que a meta é fazer com que a redução nas tarifas chegue em média a 50%. “Precisamos avançar em um novo modelo de concessão, promovendo uma justiça tarifária. Em conjunto com o governo federal, vamos ampliar o diálogo com os setores para criarmos um sistema eficiente e que favoreça a população, tornando principalmente as empresas paranaenses competitivas nos cenários nacional e internacional”, ressaltou Cida.

A governadora determinou ainda que técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Logística e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com o apoio da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), fiquem encarregados dos trabalhos de encerramento dos contratos, com análise do que ainda está para ser executado e conclusão do contrato.

Além desta questão, os trabalhos estarão divididos em outras duas frentes. “O primeiro grupo, ficará responsável da renovação da delegação de rodovias federais que cortam o estado, sendo que o projeto precisa incluí-los para que tenhamos qualidade logística. E o segundo tem a tarefa de elaborar um novo modelo de concessão”, detalha o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros.

De acordo com o governo do estado, a licitação de um novo modelo deverá ser lançada entre 2020 e 2021. Anterior a este processo, serão realizados estudos e audiências públicas com os segmentos envolvidos neste projeto.

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