sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Governador destaca projetos de infraestrutura para transformar o Paraná

Governador participou da sessão e destacou perspectivas para o avanço do Estado. Foto: Kraw Penas/SECC
Na Assembleia, governador enalteceu que o Estado começa o ano com mais de 70% dos paranaenses já imunizados com as duas doses. Para 2022, gestor apontou que a ideia é consolidar o planejamento para transformar o Estado em um hub logístico, com as obras de infraestrutura em todos os modais

Presente na abertura dos trabalhos da 19º Legislatura da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta semana, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a vacinação contra a Covid-19 e a batalha diária contra a pandemia, o que consumiu muitos esforços ao longo dos últimos dois anos.

Na ocasião, o gestor destacou que o Governo do Estado não interrompeu o seu planejamento, com a continuidade das políticas sociais e investimentos públicos, o que vai culminar, ao final deste ano, na conclusão das promessas assumidas no começo da gestão.

Ratinho Junior enalteceu que o Paraná começa 2022 com mais de 70% dos paranaenses já imunizados com as duas doses e a vacina agora sendo aplicada nas crianças. “A imunização, que era nossa esperança no início do ano passado, está cumprindo o seu papel”, defendeu.

O governador também lembrou que, depois de 649 dias, o Estado suspendeu o rodízio de água na Região Metropolitana de Curitiba, graças a um esforço conjunto entre a sociedade, que entendeu a gravidade da situação, e a antecipação de diversas obras que estavam previstas para daqui a cinco anos. Salientou ainda que houve o reconhecimento internacional do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação; a certificação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como exemplo mundial de sustentabilidade, graças a programas como Paraná  Mais Verde e Rio Vivo; e a implementação do Paraná Solidário, guarda-chuva de programas sociais que inclui o Cartão Comida Boa, que garante a segurança alimentar a 90 mil famílias paranaenses, o Água Solidária e o Energia Solidária; e a criação do Casa Fácil, que vai atender 30 mil famílias com recursos a fundo perdido para entrada no imóvel.
Na área de infraestrutura, Ratinho Junior disse que grande conquista para o Paraná em 2021 foi o encerramento dos contratos abusivos do Anel de Integração. “Celebramos o fim de uma novela trágica, mentirosa e de corrupção”, afirmou.
Na oportunidade, o governador comentou ainda os números e os investimentos da Portos do Paraná. “Os portos do Paraná, que no passado eram motivo de vergonha por ineficiência, foram eleitos os mais modernos do Brasil por dois anos consecutivos e seguidamente batem recordes históricos de movimentação”, afirmou, apontando que o Estado está tirando do papel obras aguardadas há 40 anos.

O governador também citou as conquistas econômicas de 2021. “Batemos recordes mensais na criação de empregos e fechamos 2021 com a abertura de 172 mil vagas com carteira assinada. É um dos melhores resultados do País e o maior número de postos de trabalho abertos na região Sul. Mais do que isso, é maior saldo na geração de emprego da história”, afirmou, destacando que a indústria paranaense é uma das que mais crescem no País, com avanço de 10% até o mês de novembro, além dos setores de comércio e serviços, mais impactados pela pandemia, também em recuperação. O PIB do Estado avançou 4,8% nos três primeiros trimestres do ano passado.

Perspectivas – Para 2022, Ratinho Junior disse, a ideia é consolidar o planejamento para transformar o Paraná em um hub logístico, com as obras de infraestrutura em todos os modais; melhorar os índices de educação e de desenvolvimento dos jovens; vencer a pandemia; e manter os investimentos públicos. O orçamento para este ano, aprovado na Assembleia Legislativa, prevê R$ 54,6 bilhões de receitas e despesas, valor 8% superior ao exercício de 2021.

Legislativo – O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, agradeceu a relação harmoniosa entre os Poderes no Paraná, ressaltando que é uma das chaves do sucesso do Estado. “Quero agradecer pelo respeito ao Poder Legislativo. Essa Casa é o palco de todas as decisões que vão nortear o destino do Estado”, disse.

 



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email