Aberto ou fechado no feriado? Será que o atendimento é bom? Quantas estrelinhas tem? Perguntas como estas são feitas todos os dias por milhares de consumidores no mundo inteiro e a resposta é sempre a mesma: dar uma olhadinha no perfil do Google:
“As pessoas nem reparam que estão consultando um perfil de negócios no Google, mas a plataforma traz a segurança para o consumidor que está buscando informações sobre determinado estabelecimento antes de ir ou efetuar alguma compra” conta Jennifer Eduarda, Assistente de Conteúdo da KAKOI Comunicação.
A assistente atua com dezenas de marcas e conta que o consumidor fica mais tranquilo quando encontra um perfil atualizado na plataforma de buscas, com atualizações constantes e postagens de conteúdo. Para Jennifer, a plataforma ainda é deixada em segundo plano pelas empresas, quando deveria ser o contrário:
“Um dos maiores erros das marcas é não atualizar coisas básicas como horário de atendimento e chat de conversa como o Whatsapp nos perfis. Em um feriado, por exemplo, quando as pessoas estão preocupadas em encontrar um bom lugar para comer ou sair, a pedida é sempre procurar no Google, se a informação não está atualizada, traz frustração para o cliente” ressalta a especialista.
O Google não divulga o número de empresas cadastradas em sua plataforma, mas há até competições na internet para tentar descobrir quem está de fora. Os termos de pesquisa de palavras-chave seguidos pelo tema “perto de mim” são os campeões de busca. Como resultado primeiro vem a resposta de IA e possíveis links patrocinados seguidos do perfil da empresa no Google, tudo geolocalizado:
“É muito importante manter um rotina diária de atualização do perfil no Google. Responder avaliações, manter dias e horários de atendimento em dia podem ser o diferencial que leva a marca a aparecer antes da concorrência no resultado de busca” finaliza Jennifer.