sábado, 24
 de 
fevereiro
 de 
2024

Gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Piên apresenta mudanças

Pedro e Mayara falam das mudanças no comando da Secretaria de Saúde. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Vice-prefeito Pedro da Silva, que vinha exercendo o cargo de secretário da Saúde, passou a gestão da pasta para a enfermeira Mayara Grosskopf. Outros setores municipais também tiveram mudanças

A saúde foi um dos setores mais desafiadores para os gestores públicos nos últimos anos, em decorrência da pandemia da Covid-19. Em Piên, desde 2021, a pasta esteve gerida pelo vice-prefeito Pedro Geraldo Cavalheiro da Silva, que nesta semana oficializou o seu desligamento do setor, passando a gestão da secretaria para a enfermeira Mayara Grosskopf.

Conforme informado pela administração municipal, a decisão vinha sendo amadurecida nos últimos meses, debatida inclusive com o prefeito Maicon Grosskopf, e que somente foi efetivada após a conclusão de projetos como a nova estrutura de redistribuição do território, que possibilitou atender pedidos antigos da população e aproximar o serviço público das pessoas.

Segundo o vice-prefeito, esta foi uma alteração muito significativa, que visou balancear todo o sistema e otimizar o atendimento. “A busca por melhorar o sistema de saúde deve ser constante e contínua. Porém, eu também desejo participar mais amplamente da gestão, ajudar em mais frentes, além da saúde que continuarei acompanhando”, frisa.

Ainda de acordo com Silva, neste quase um ano e meio como responsável pela pasta, enfrentou diversos desafios, como a falta de médicos, os momentos mais críticos da Covid, falta de efetivo profissional e sucateamento da frota. “Quando assumi tinha apenas uma ambulância pequena em condições, além de quatro veículos de transporte com motor comprometido. Com empenho fomos corrigindo e hoje a realidade é outra, no entanto, a falta de médicos foi o mais delicado e, por mais boa vontade que se tinha, não conseguíamos encontrar profissionais. Felizmente, esse problema foi solucionado e hoje todas as equipes têm médicos”, recorda Pedro, enaltecendo e agradecendo o trabalho de toda a equipe da Saúde. “Temos servidores dedicados e que se desdobraram muito para bem atender a nossa gente. A demanda diária é gigantesca e há um esforço maior ainda para não deixar ninguém desassistido. Aprendi com cada um deles e sou muito grato por tudo o que desempenham”, enfatiza.

Agora responsável pela pasta, a enfermeira Mayara Grosskopf até então trabalhava na coordenação da atenção básica. “Agradeço a oportunidade ao prefeito e ao vice que estão me confiando esta missão tão nobre. A saúde é um setor muito sensível e que exige plena dedicação e esforço de todos os profissionais. Após passarmos pelos momentos mais críticos da pandemia, agora seguimos com o processo de reestruturação, o qual já foi bem encaminhado pelo Pedro e que debatemos em conjunto”, relata Mayara, frisando que estará empenhada na função. “Estou muito feliz com o convite e farei sempre o meu melhor para, junto com toda a equipe, somarmos importantes conquistas. Estamos aqui para servir a população da melhor maneira possível”, salienta.

O cargo de coordenação da atenção básica será ocupado pela enfermeira Tatiane Cubas Ribas, que reside em Piên e que vinha executando esta função em outros municípios. “É uma grande honra poder trabalhar pela minha cidade. Estou ciente dos desafios do dia a dia e venho aqui para somar, tenho a plena convicção que faremos um grande trabalho em prol da nossa população”, ressalta.

Outras mudanças – O quadro de secretários do município de Piên passou por outras mudanças em maio. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico passou a ser gerida pelo pienense Marcos Aurélio Melenek, que já atuava na prefeitura e era responsável pelo setor de licitações. Houve alteração ainda na Secretaria de Planejamento, Obras e Urbanismo que agora passa a ser conduzida pela advogada Naiany Caroline de Araujo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email