O suleste paranaense vem apresentando avanços socioeconômicos nos últimos anos, segundo o Índice Ipardes de Desempenho Municipal – IPDM. Os dados são de 2010 e foram divulgados no final de dezembro último pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes.
Na comparação com 2009, quase todos os municípios da região da Amsulep melhoraram o índice; a única exceção foi Fazenda Rio Grande. Porém, no geral, o suleste do Paraná ficou com média 0,66, abaixo da média estadual, que foi de 0,68.
O melhor IPDM 2010 regional foi o de Piên, com 0,7412, e em segundo ficou Rio Negro, com 0,7205. Na outra ponta, com 0,5633, ficou Agudos do Sul, seguido de Quitandinha, com 0,6289.
Na avaliação individual dos quesitos que compõem o indicador, o estudo do Ipardes revela que emprego e renda ainda são desafios para a região. A grande maioria ficou com valores médio-baixos nestas áreas. Todos os municípios tiveram neste setor a sua menor média parcial na comparação com os demais quesitos.
Por outro lado, quase todas as cidades tiveram a sua melhor média no quesito saúde. Isto não aconteceu apenas com Lapa, Quitandinha e Rio Negro, cujas maiores notas se deram na educação.
Redação