É crescente na região o aumento do número de veículos em circulação, assim como em todo o Paraná. O Detran divulgou nesta semana que o estado alcançou a marca de mais de 6 milhões de veículos, ou seja, praticamente um veículo registrado para cada dois paranaenses. Com aumento médio de 7% ao ano, a frota estadual mais que dobrou nos últimos dez anos.
No suleste paranaense, a taxa de crescimento da frota no ano passado foi de 8,6% em relação a 2012. Somando-se os números das dez cidades da região, a frota regional fechou 2013 com um total de 125.640 veículos.
Fazenda Rio Grande continua sendo o município da região com maior número, sendo 35 mil veículos, seguido da Lapa com 21,7 mil. A menor frota está em Campo do Tenente, com 2,8 mil; Agudos do Sul tem 4,3 mil. Fazenda também teve o maior crescimento em termos percentuais, com 11,1%; já a cidade onde a frota cresceu menos foi Rio Negro, com 4,9%.
O número de veículos também interessa às prefeituras em termos financeiros. 50% do que o estado arrecada com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) retorna aos municípios.
E a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) já está fazendo o envio das fichas de compensação para pagamento do imposto. Segundo o despachante Vanderlei Anderle, de Agudos do Sul, os contribuintes também têm outras opções, como entrar no site da Sefa e imprimir o boleto ou se dirigir com o número de Renavam diretamente a um dos bancos conveniados. “Neste ano novamente há desconto de 5% para pagamento à vista em fevereiro, conforme o calendário elaborado de acordo com o número final da placa dos veículos”, explica.
Para quem pagar em março não haverá desconto. Ainda há a opção de parcelamento em cinco vezes. O despachante alerta ainda que o vencimento do seguro DPVAT ocorre na mesma data da cota única do IPVA. A ficha de compensação do DPVAT pode ser emitida no site www.dpvatsegurodotransito.com.br e quitada em qualquer banco.