segunda-feira, 16
 de 
setembro
 de 
2024

Força-tarefa busca aumentar coberturas vacinais no Paraná

Paraná criou força-tarefa para aumentar coberturas vacinais. Foto: Arquivo/O Regional
Paraná criou força-tarefa para aumentar coberturas vacinais. Foto: Arquivo/O Regional
Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), uma força-tarefa com o apoio dos municípios foi criada para aumentar as coberturas vacinais de imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, especialmente em crianças e adolescentes

Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o governo estadual criou uma força-tarefa com o apoio dos municípios para aumentar as coberturas vacinais de imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, com foco especialmente em crianças e adolescentes. A ação é direcionada para as vacinas Influenza, Pentavalente, DTP, Pneumocócica 10 e Poliomielite, que estão com baixa adesão no Estado.

A mobilização tem a finalidade de é ampliar a proteção contra doenças preveníveis e evitar uma sobrecarga na Rede Hospitalar Estadual, especialmente nesta época do ano com temperaturas mais baixas. A ação contará também com uma parceria entre as secretarias de Saúde (Sesa) e de Educação (Seed) para reforçar a necessidade da carteirinha em dia na volta às aulas neste ano letivo e uma reunião com as primeiras-damas do Paraná para replicarem a força-tarefa em seus municípios.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, enalteceu que, embora o Paraná não tenha decretado situação de emergência em saúde pública por aumento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), a Sesa alerta para a necessidade da vacinação, evitando o agravamento das infecções. “Lançamos essa força-tarefa para ampliar as coberturas vacinais contando com a colaboração de toda a sociedade e, principalmente, com o apoio das equipes municipais. Nosso objetivo é proteger a saúde dos paranaenses e evitar que doenças preveníveis e até erradicadas, como é o caso da poliomielite, volte a circular em nosso Estado”, disse.

O Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios de julho, divulgado na semana passada pela pasta, indica que o Paraná soma 12.590 casos e 867 óbitos de SRAG este ano, um aumento de mais de 41% comparado com o boletim de junho, quando o Estado contabilizava 8.854 casos e 613 mortes.

InfluenzaDados do Vacinômetro Nacional do Ministério da Saúde mostram que mais de 2,4 milhões de doses foram aplicadas dentro da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe no Paraná este ano. Na região, os dez municípios aplicaram cerca de 67,6 mil doses dos imunizante. A cobertura vacinal, que considera apenas gestantes, puérperas, idosos, crianças e povos indígenas, está em 47,4%.

Vacinas disponíveis – Além das vacinas Influenza, Pentavalente, DTP, Pneumocócica 10 e Poliomielite, estão disponíveis no Calendário Nacional as vacinas contra Hepatite B, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rotavírus, HPV e Covid-19.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email