quarta-feira, 1
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maio
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2024

Firmado convênio para ampliação da integração do transporte metropolitano

Governadora Cida Borghetti assinou o documento que prevê repasse de 71 mi de reais até o fim deste ano. Foto: Ricardo Almeida/AENOntem, no Palácio Iguaçu, o governo estadual e a prefeitura de Curitiba firmaram convênio para ampliar a integração do transporte coletivo público entre a capital e a região metropolitana, envolvendo, inclusive, cidades do suleste paranaense. A iniciativa também busca garantir a manutenção da tarifa em R$ 4,25 na capital.

Assinaram o documento a governadora Cida Borghetti e o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. A parceria se dá entre a Coordenação da Região Metropolitana (Comec) e a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) e prevê o repasse de R$ 71 milhões do governo estadual, até o final deste ano, e o avanço nos estudos para a ampliação da integração.

A governadora afirmou que a parceria vai impactar na qualidade dos serviços de transportes ofertados aos usuários de Curitiba e municípios vizinhos. “Além de modernizar boa parte dos ônibus, juntos conseguiremos congelar a tarifa, o que garantirá à população melhor condição de mobilidade, de ir e vir”, disse Cida.

De acordo com o diretor-presidente da Comec, Louvanir Menegusso, há a possibilidade de expansão dos transportes. “Estamos estudando um aumento de, pelo menos, 20 novas integrações entre as linhas da capital e da região metropolitana”, disse ele.

Segundo dados da Comec, o transporte coletivo metropolitano atende diariamente cerca de 205 mil pessoas em 19 municípios, sendo que 73% dessa demanda utiliza o sistema integrado da Rede Integrada de Transporte (RIT), abrangendo 14 municípios. São transportados diariamente, entre ida e volta, cerca de 450 mil passageiros, considerando os pagantes e isentos.

Entre as possibilidades de integração estão estudos de viabilidade para utilização de canaletas via Pinheirinho e Linha Verde para ligação entre Fazenda Rio Grande e a capital. Também há estudos para ligação entre Mandirituba e Fazenda Rio Grande e também entre Quitandinha e Fazenda Rio Grande, com linhas locais, diretas e alimentadoras ligando as cidades.

Usuários de Quitandinha e Mandirituba reclamam há tempos das condições do transporte. Houve recentemente a implantação de uma integração envolvendo as cidades, mas houve recuo na proposta, pois o modelo não era atrativo aos passageiros.

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