Nos grandes centros, esta sexta-feira e sábado serão sem dúvidas os dias mais movimentados do ano para o comércio. São consumidores que não tiveram tempo de fazer as compras de natal antecipadamente a agora se apressam para poder garantir a ceia e os presentes. Na região, quem for utilizar a BR-116 deverá encontrar fluxo intenso de veículos. Os ônibus, para tristeza dos usuários, também deverão circular com lotação total.
Mas o comércio da região quer mesmo é que os consumidores façam suas compras em suas cidades de origem. “Todo comerciante torce para que seus clientes não o abandonem neste momento, que é o melhor para o comércio”, relata Karleno Hortz, das Lojas Dibacenter. “Nós também procuramos fazer boas promoções e melhorar a negociação com nossa clientela, sempre buscando que eles valorizem o comércio das suas cidades”, comenta Ana Zaclikevisc, da farmácia FarmaVida.
As associações comerciais da região não possuem dados científicos, mas acreditam que haverá uma melhora no desempenho das vendas em relação ao ano passado. “Aqui na cidade, nós unimos os comércios justamente para fazer uma promoção que contribuísse na melhoria do movimento”, conta Glaucieli Vieira, da Associação Comercial de Campo do Tenente.
Depois do Natal, a preocupação é com a viagem de final de ano e o local para curtir o reveillon. Boa parte dos moradores das cidades locais optam pelo litoral do Paraná e Santa Catarina, assim como outras milhares de pessoas que vão descer a serra. No Paraná, a Polícia Rodoviária já lançou a Operação Verão e está reforçando a fiscalização nas estradas com acesso às praias. Nos últimos feriados prolongados desse ano o número de acidentes e mortes foi menor em relação aos feriados de 2010. A expectativa é que a temporada de verão 2011/2012 também seja menos violenta em se tratando de acidentes de trânsito do que o último verão.
Para quem vai viajar as recomendações são as de sempre: revisar itens básicos do veículo, olhar documentação do carro e pessoais, tomar os devidos cuidados em relação à residência, ficando ela sozinha ou cuidada por vizinhos, e escolher os melhores horários e estradas para seguir a viagem.