Rio Negro conta com uma nova unidade do Sistema Fiep. Com mais 3,7 mil metros quadrados de área construída, o novo local recebeu investimentos de mais de R$ 5 milhões. Atualmente, mais de 700 alunos frequentam as aulas do Sesi e do Senai no município. Com a nova estrutura, a unidade aumentará sua atuação.
O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, destaca a importância que a nova unidade tem para a região. “Com as novas instalações estamos reforçando o compromisso que o Sistema Fiep tem de levar educação, qualidade de vida e desenvolvimento para as indústrias e municípios paranaenses”, disse o presidente.
O Sistema Fiep atua na região desde 2006, através do Colégio Sesi. Além de Rio Negro, as ações da unidade compreendem Campo do Tenente, Quitandinha, Mandirituba, Agudos do Sul e Piên. Atualmente, além do ensino médio regular, o Sesi também oferece a opção com ensino técnico concomitante e educação de jovens e adultos, além atuar em outras modalidades de educação ao trabalhador. A região conta também com os serviços do IEL, na área de estágios.
Já o Senai oferece no município cursos de aprendizagem industrial, qualificação e aperfeiçoamento profissional, com diversas ações realizadas na modalidade in company, além de cursos técnicos nas áreas de logística, segurança do trabalho, administração e informática. Também conta com cursos ofertados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
José Lopes Almeida Filho, aluno do Colégio Sesi, conta que o apoio recebido durante o ensino médio tem sido fundamental em sua vida acadêmica. “Temos que correr atrás dos nossos objetivos se queremos alcançá-los. É muito bom poder contar com o apoio de nossos professores nesse caminho. Aqui no Colégio Sesi eles acreditam na gente”, destaca o estudante.
A unidade foi construída em um terreno de 8 mil metros quadrados, doado pela prefeitura, avaliado em aproximadamente R$ 3 milhões. O prefeito de Rio Negro, Milton Paizani, explica que essa foi a forma que o município encontrou para incentivar a ação. “Essa iniciativa vai trazer muito progresso para o município e educação para nossos jovens, contribuindo com o desenvolvimento da indústria da região”, enfatizou. Ao todo, a obra contempla 12 salas de aula, cinco laboratórios, biblioteca, quadra poliesportiva, além das demais instalações.