Em série especial das eleições municipais, O Regional traz entrevistas com candidatos às prefeituras da região. Confira a entrevista com Felipe Machado (PP), de Mandirituba
OR – Prezado candidato, o setor de Saúde sempre possui alta demanda. Quais são as principais propostas para uma constante melhoria nos atendimentos nesta área?
FM – Mandirituba precisa avançar na saúde, e minha gestão trará soluções concretas. Vamos reabrir a Maternidade Municipal, garantindo atendimento humanizado para mães e bebês, próximos de suas casas. O programa “Mãe Manduri” vai oferecer pré-natal e cuidados no pós-parto, inspirado no “Mãe Curitibana”. Além disso, reativaremos o laboratório municipal, permitindo exames rápidos e de qualidade. Criaremos o Centro de Referência para Condições Neuropsiquiátricas, com uma equipe multidisciplinar que vai garantir diagnósticos precoces e tratamentos especializados para crianças e adultos. Mais especialistas, como cardiologistas e neurologistas, também serão contratados, para que ninguém precise buscar atendimento fora da cidade. Assim, nossa população terá saúde de qualidade ao seu alcance.
OR – O setor agrícola tem grande importância para os municípios. O que o poder público pode fazer para favorecer esta atividade e promover a melhoria da vida no campo?
FM – O campo é parte essencial da nossa economia. Vamos apoiar a agricultura familiar com assistência técnica, incentivando práticas mais produtivas e sustentáveis. Criaremos estufas-modelo para orientar os agricultores, diversificando a produção. A piscicultura em tanques elevados será incentivada, com apoio à formação de cooperativas. Melhoraremos as estradas rurais com o programa “Estradas da Integração”, que facilitará o escoamento da produção. Também vamos promover cursos de capacitação para que nossos agricultores utilizem técnicas modernas, garantindo o aumento da produtividade e o desenvolvimento do setor rural.
OR – A Educação é um dos principais setores de uma administração pública. Na sua opinião, como deve ser a gestão nesta área?
FM – Em Mandirituba, a educação será prioridade. Vamos implementar a Educação em Tempo Integral, oferecendo atividades esportivas, culturais e tecnológicas para o desenvolvimento completo dos alunos. Nosso sistema de Educação Conectada vai integrar pais, professores e alunos, acompanhando o desempenho em tempo real. Além disso, garantiremos uma Educação Inclusiva, adaptada para atender todas as crianças, com ou sem necessidades especiais, em um ambiente acolhedor. O programa de Transporte Seguro para os CMEIs vai assegurar que as crianças cheguem aos centros de educação infantil com total segurança, em veículos adaptados e monitorados. E vamos garantir o cumprimento do Piso Salarial dos professores para valorizar ainda mais os profissionais da educação em Mandirituba.
OR – Se eleito, em que frentes pretende avançar quando o assunto é infraestrutura?
FM – Se eleito, uma das frentes prioritárias em infraestrutura será a criação da Avenida da Integração, uma nova via conectando Mandirituba à Fazenda Rio Grande pela Estrada dos Baldan, sem a necessidade de pagar pedágio, facilitando o acesso e atração de novas indústrias. Também propomos a construção do Parque Municipal em Areia Branca dos Assis, um espaço verde para lazer e atividades físicas, promovendo a qualidade de vida. O saneamento será ampliado com a implementação do sistema de esgotamento sanitário em Areia Branca, melhorando a infraestrutura básica e a saúde da população. Além disso, vamos pavimentar mais estradas, aumentando a mobilidade e interligação entre bairros. Pretendemos criar dois condomínios industriais, um em Areia Branca e outro na área industrial existente, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento econômico local. A criação da Companhia de Desenvolvimento Econômico (CODEMANDI) também será essencial para prospectar investimentos e apoiar empresas que queiram se instalar no município.
OR – Cite outras prioridades sobre o que pretende realizar, caso seja eleito.
FM – Nosso plano é transformar Mandirituba também em um polo de lazer e esportes. Vamos construir um campo de futebol municipal para fomentar o esporte amador e realizar campeonatos. O Programa Esportivo para Idosos +60 vai garantir saúde e bem-estar para a nossa população idosa, com atividades físicas e intelectuais adaptadas. Além disso, fortaleceremos o turismo com eventos como corridas de rua, caminhadas da natureza e campeonatos de ciclismo. O lazer será parte importante da qualidade de vida dos mandiritubenses, promovendo integração social e saúde para todas as idades.