sábado, 28
 de 
maio
 de 
2022

Fazenda questiona número de habitantes divulgado pelo IBGE

Prefeito e servidores estiveram reunidos nesta semana com superintendente do IBGE. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Fazenda Rio GrandeO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última semana um levantamento populacional. Em Fazenda Rio Grande, a população foi estimada em 95.225 pessoas, número bastante questionado pela prefeitura.

Na última segunda-feira, o prefeito Marcio Wozniack esteve na sede do IBGE em Curitiba e apresentou indicativos que questionam estes números. “Estimamos que a Fazenda tenha atualmente mais de 130 mil moradores, levando em consideração as ligações de água, rede de esgoto e energia elétrica. Além disso, contabilizamos mais de 64 mil eleitores e cerca de 30 mil alunos”, pontuou Marcio, citando que o levantamento aponta apenas um crescimento da população de 1.495 pessoas entre 2016 e 2017. “Nos últimos anos, somos a terceira cidade que mais cresce no Paraná”, destacou.

Com este índice abaixo da realidade, a prefeitura estima que deixa de arrecadar cerca de R$ 8 milhões por ano com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Este montante repassado pelo governo federal é de acordo com a população. Quanto mais moradores, mais recursos. No caso da Fazenda, a prefeitura está suportando sozinho o custo de vários serviços”, relatou Marcio.

Durante a reunião, o superintendente do IBGE, Sinval Dias dos Santos, confirmou participação na reunião da Assomec, que acontecerá no próximo dia 14, em Fazenda Rio Grande. “Este assunto será debatido, onde vamos em conjunto definir metas para reivindicar aos deputados para que seja feito um novo censo populacional, o qual acontece a cada dez anos e custa cerca de R$ 2,5 bilhões. Sem este processo, é muito difícil reverter esta questão”, concluiu Marcio.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email