Serão entregues a partir da segunda quinzena deste mês, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Fazenda Rio Grande. Este tributo é todo retido no município, sendo aplicado na manutenção de serviços e em áreas fundamentais como Saúde e Educação.
Para este ano, serão entregues cerca de 48 mil carnês, totalizando aproximadamente R$ 32 milhões, sendo que a prefeitura disponibilizou vantagens para o contribuinte que realizar o pagamento à vista. “Quem pagar este imposto até o dia 10 de abril terá 25% de desconto. Já até o dia 30 de abril, o desconto será de 10% e até o dia 10 de maio 5%”, detalha a chefe da Divisão de Arrecadação da prefeitura, Tatiane Berdusco, salientando que os valores terão modificações. “Foi realizado um minucioso trabalho de atualização da planta genérica de valores, o que também ocasionou o atraso na distribuição dos carnês. Esta revisão leva em conta vários fatores e calcula o valor do imposto de uma forma mais justa”, relata.
A entrega dos carnês será realizada em parceria entre a prefeitura e os Correios. “O contribuinte que não tiver acesso também terá a possibilidade de imprimir a segunda via no site da prefeitura a partir do mês de abril”, detalha Tatiane, reforçando que os aposentados e pensionistas podem solicitar isenção do IPTU. “Para isso, precisam se enquadrar em alguns requisitos, como ter renda de até dois salários mínimos, imóvel de até 500 metros e um só terreno, o qual deve estar localizada a residência”, explica Tatiane. Os moradores que efetuaram pagamentos de asfalto terão 50% neste imposto.
No ano passado, a prefeitura arrecadou R$ 23,5 milhões em IPTU, tendo uma inadimplência de 25% dos contribuintes. “Este recurso é fundamental para qualificarmos o atendimento público e também ampliarmos a infraestrutura dos bairros. Além disso, a saúde financeira do município depende muito do contribuinte pagar em dia seus impostos”, ressaltou o prefeito Marcio Wozniack.
Os moradores que discordarem ou quiserem requisitar algum tipo de alteração poderão procurar a Secretaria Municipal de Urbanismo, localizada em anexo à sede da prefeitura.