segunda-feira, 26
 de 
julho
 de 
2021

Famílias participam de projeto sobre segurança alimentar em Mandirituba

Famílias recebem orientações sobre desenvolvimento de hortas e segurança alimentar. Foto / Assessoria IDR

O projeto Renda Agricultor, de responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), vem sendo desenvolvido no município de Mandirituba desde 2017, este é parte do Programa Nossa Gente, antes conhecido como Família Paranaense, desenvolvido em todo o Estado.

As famílias selecionadas recebem um recurso do Estado para investir em saneamento básico, horta para autoconsumo e em algum projeto de geração de renda. Mas este último grupo de beneficiários, composto por seis famílias, vem sendo trabalhado pela economista doméstica Midiam Duarte de forma diferente.

“Estas famílias estão participando de um projeto piloto, cujo objetivo é despertar nelas o interesse pelo desenvolvimento de hortas, promover a segurança alimentar, o consumo de alimentos saudáveis e fazer com que participem da cultura existente no município através do cultivo de sementes crioulas. Além disso, pretende-se a partir dos resultados obtidos, ampliar o projeto para outros municípios”, ressalta a técnica Midiam Duarte.

O projeto vem sendo desenvolvido com a parceria formada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), representado pela extensionista rural Midiam Duarte, pelo Cras do município, representado pela assistente social, Audrey Ghizi, e pela ABAI, representada pela presidente Inês Polidoro.

Neste primeiro momento foi realizada uma roda de conversa sobre as sementes, onde a presidente da ABAI destacou que o cultivo dessas sementes contribuirá para que as famílias tenham mais independência e autonomia na produção. Pois irão produzir e reproduzir suas próprias sementes.  Em seguida, o engenheiro Maghnom Silva aplicou uma oficina de composteira caseira destacando como deve ser realizada a compostagem no dia a dia.

A assistente social do Cras, Audrey Ghizi, a responsável pelo acompanhamento das famílias, encontrou no projeto das sementes uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento e autonomia destas.

O próximo passo do projeto é a aquisição e plantação das sementes pelas famílias participantes.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email