Primeiras famílias afetadas pelas chuvas são levadas a hotéis e pousadas com diárias pagas pelo governo estadual
Famílias e moradores de Rio Negro que estão desabrigados começaram, no último domingo, a se hospedar em hotéis do município, onde irão permanecer por, pelo menos, 15 dias. Elas são as primeiras pessoas beneficiadas pela determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, na última quinta-feira, de que os desabrigados sejam levados a hotéis e pousadas com diárias pagas pelo governo estadual.
Rio Negro está em situação de emergência desde o dia 8 de outubro devido às cheias do rio Negro e do rio Passa Três. A medida de hospedagem é prevista nos serviços de proteção de emergência e calamidade pública dentro da política da Assistência Social, segundo o governo estadual. Na sexta-feira o governo anunciou R$ 1 milhão para custear o serviço.
Acompanhando a entrada das famílias no hotel, o prefeito James Valério, juntamente com o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, e do secretário estadual de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, além da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Defesa Civil, destacou a importância da iniciativa. “Agradecemos pelo empenho do Governo do Estado do Paraná, que é referência nesta assistência às pessoas que mais precisam. Rio Negro agradece”, enalteceu.
O casal Cristian e Aline com os seus quatro filhos foi a primeira família atendida, agradecendo o acolhimento. “Estávamos sendo bem tratados no abrigo municipal e fizemos boas amizades por lá, mas aqui teremos mais segurança e conforto, principalmente para as crianças”.
De acordo com o secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, esta medida adotada pelo governo do Estado reforça o cuidado com a população mais vulnerável neste momento. “Nos abrigos, mesmo bem cuidadas, há pessoas em situações de maior vulnerabilidade, com saúde delicada, idosos acamados, mulheres grávidas, autistas. O governo estadual quer cuidar dessas pessoas. Por esse motivo, o governador determinou a contratação de hotéis e pousadas, e é isso que estamos fazendo hoje, trazendo essas pessoas para um conforto maior, com café da manhã, almoço e jantar. Tratados, da melhor maneira, tratados como hóspedes”, afirmou.
A Secretaria de Justiça e Cidadania e a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família são responsáveis pelo levantamento da situação dos desabrigados nas cidades atingidas pelas inundações. Em Rio Negro a disponibilidade e a gestão das vagas são coordenadas pela Secretaria de Assistência Social.
Conforme a determinação do Estado, as vagas são destinadas, em especial, para os acamados, crianças, gestantes, idosos e pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade, todos que já estejam em um dos abrigos municipais.