Programa de Saneamento Rural contemplou 215 famílias da região do Mato Preto
O Programa de Saneamento Rural da Lapa vem proporcionando que 215 famílias da região do Mato Preto recebam água tratada em suas casas. A inauguração do sistema de abastecimento aconteceu na última semana.
A vazão do poço artesiano chegou a 16 metros cúbicos por hora, suficiente para suprir o sistema e alimentar possíveis novas ligações. O evento contou com a presença de autoridades municipais e a comunidade em geral. “Quando se tem água tratada, há um alto preço nessa propriedade”, afirmou.
Roboão Senegaglia, assistente da diretoria da Sanepar, destacou que a chegada da água tratada, com qualidade nas residências além do conforto, reflete na qualidade de vida e na saúde da população, além da valorização dos imóveis.
Na ocasião, o vice-prefeito Acyr do Sindicato enalteceu a parceria entre a prefeitura e Sanepar. “[Era] grande dificuldade nos períodos de seca, quando a população dependia do caminhão-pipa da Defesa Civil para ter um pouco de água nas casas”, comentou.
Nascido e criado no Mato Preto, o prefeito Diego Ribas lembrou que o poço foi perfurado em 1993 e era uma antiga demanda da comunidade local. “A atual gestão elaborou o projeto técnico e realizou a obra, que consiste na captação, armazenamento, tratamento e distribuição da água”, complementou.
Ribas anunciou também a ampliação deste sistema para atender a outras famílias, além de outras comunidades que serão contempladas.