segunda-feira, 24
 de 
novembro
 de 
2025

Exploração de “terras raras” exige tecnologia para segurança e produtividade

Foto:ztrax/divulgação

A gestão de equipes em setores de alto risco, como a mineração, enfrenta desafios logísticos e de segurança sem precedentes, especialmente em áreas abertas, remotas e com conectividade limitada. Com o aumento do mercado mundial pelas chamadas “terras raras”, o setor de mineração criou, nos últimos cinco anos, mais de 42.700 novos postos de trabalho diretos, representando um crescimento de aproximadamente 23% e abrindo uma lacuna crítica na segurança das equipes.

Para Marcelo Lonzetti, diretor da ztrax, empresa líder no segmento de monitoramento e gestão de equipes, a tecnologia de rastreamento desenvolvida especificamente para as condições adversas da mineração é essencial. A gestão precisa monitorar vastas áreas operacionais, conhecidas como “pátios”, onde a supervisão visual e a comunicação tradicional falham:

“O sistema provou ser um sucesso imediato em projetos piloto, garantindo não apenas a eficiência operacional, mas principalmente a integridade física dos colaboradores. A principal inovação da plataforma vai além do simples rastreamento, focando na gestão de segurança em situações críticas”, conta Lonzetti.

O desafio em áreas remotas não é apenas saber onde sua equipe está, mas como garantir que ela esteja segura e possa ser alertada instantaneamente em caso de perigo, evitando tragédias com barragens como as que vimos recentemente em Minas Gerais:

“Entregar ao setor de mineração uma ferramenta essencial para o futuro da gestão de risco operacional é estar alinhado às melhores práticas de ESG, mas também criar um ambiente produtivo e seguro para gestores e trabalhadores”, finaliza Marcelo.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email