O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última semana, a estimativa populacional de todo o país neste ano. Com crescimento maior do que as médias nacional e estadual, as dez cidades da região ultrapassaram a marca de 297 mil moradores.
Segundo os números divulgados, os municípios da região somavam 294.000 habitantes em 2019. Já neste ano, este índice passou para 297.679, apresentando um crescimento médio de 1,25%. Deste montante, mais de um terço dos moradores residem em Fazenda Rio Grande, enquanto que Campo do Tenente segue com a menor população. Confira os números detalhados na tabela abaixo.
Em um levantamento incluindo todos os municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi estimulado que a população seja de 3.693.891 pessoas, com taxa de crescimento de 1,07%, superior inclusive a da capital, que ficou com 0,80%.
Já em relação em uma análise incluindo todo o Paraná, foram contabilizados 11.516.840 habitantes, com crescimento médio de 0,72%. “Ao contrário de outras regiões, temos sido um estado demograficamente consolidado, sem grandes fluxos de saída ou entrada de pessoas. Além disso, temos uma taxa de natalidade baixa, semelhante com a de países desenvolvidos”, relata o diretor de pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki, pontuando que internamente as pessoas têm procurado migrar das cidades pequenas para as médias e grandes.
A divulgação destes dados têm grande relevância em diversos aspectos, até mesmo servindo de parâmetro para o cálculo de repasse do Fundo de Participação de Estados e Municípios, montante que é para a maioria das prefeituras a principal fonte de arrecadação. Além disso, esta análise é referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.