segunda-feira, 20
 de 
setembro
 de 
2021

Estimativa do IBGE aponta aumento populacional de 1,3% na região

Estimativa indica que o município de Quitandinha chega a 19 mil habitantes. Foto: Arquivo/O RegionalO suleste paranaense possui uma população de 294 mil pessoas, considerando-se a soma do número de habitantes de todas as dez cidades que o compõem. São 3.776 a mais do que as estimativas de 2018, o que mostra um crescimento de 1,3% no período de um ano. É o que mostra o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou na última quarta-feira as estimativas da população dos municípios.

Os dados divulgados pelo IBGE têm como referência a data de 1º de julho de 2019. Segundo as informações do instituto, a cidade mais populosa da região continua sendo Fazenda Rio Grande, agora com 100.209 habitantes. Com aumento de 1,9%, este também foi o município onde foi observado o maior percentual de crescimento na comparação com 2018.

Mesmo assim, segundo o secretário municipal de Administração de Fazenda Rio Grande, Claudemir de Andrade, a prefeitura estará fazendo uma notificação ao IBGE solicitando a reconsideração da contagem. “Pelos nossos números, considerando alunos matriculados, contas de água e energia, entre outros, estimamos que o município tenha uma população de cerca de 130 mil pessoas”, conta o secretário. A estimativa populacional é critério para distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Vamos receber como se tivéssemos pouco mais de 100 mil habitantes, tendo que arcar com infraestrutura e serviços para 130 mil”, explica. Com cerca de 1.670 a mais na estimativa, Fazenda já passaria para um coeficiente maior do FPM.

A segunda maior taxa de crescimento, 1,7%, foi de Mandirituba. O município de Campo do Tenente segue como o de menor população na região, agora com 7.971 moradores; Agudos do Sul tem o segundo menor número, com 9.371. Lapa, apesar de ser a segunda mais populosa cidade do suleste, teve neste ano a menor taxa de crescimento, com 0,5%. Rio Negro teve o segundo menor percentual de aumento populacional da região, com 0,7%.

No Paraná, as estimativas apontaram para um crescimento de 0,7%, chegando a 11.433.957 pessoas. No Brasil, o aumento foi de 0,8% e a população do país é agora estimada em 210.147.125 habitantes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email