É a primeira vez que o governo estadual adota a iniciativa, que vai disponibiliza materiais a todos os alunos já no início do ano letivo de 2025. No total, 910.979 kits serão distribuídos, contemplando estudantes do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um investimento de mais de R$ 43 milhões
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná deu início, nesta segunda-feira (2), à distribuição de kits escolares para os alunos da rede estadual. Essa é a primeira vez que o Governo realiza a ação, que disponibilizará materiais a todos os estudantes já no início do ano letivo de 2025.
Em um investimento superior a R$ 43 milhões, serão 910.979 kits distribuídos, contemplando estudantes do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os materiais serão entregues diretamente nas escolas, onde ficarão à disposição dos alunos para retirada no início das aulas de 2025, previsto para 5 de fevereiro.
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, aponta que a iniciativa garante igualdade de acesso a materiais essenciais ao aprendizado. “Nosso objetivo é que cada estudante, independentemente da sua localização, receba o material necessário para começar o ano letivo com tudo o que precisa. A educação do Paraná está cada vez mais comprometida com a equidade e a inclusão, e esse investimento é uma prova concreta desse compromisso”, afirma.
De acordo com Miranda, a ação traz ainda um alívio financeiro para as famílias. “Para os pais com dois, três filhos, pesa muito no orçamento fazer a compra do kit escolar. Entregando esse material, aliviamos essa despesa e garantimos que os alunos tenham o que precisam para aprender”, complementa.
Os kits foram elaborados para atender às necessidades pedagógicas as etapas escolares. Para o ensino fundamental I os kits contêm cadernos, lápis de cor, giz de cera, tesoura sem ponta e canetinhas hidrográficas; no fundamental II estão cadernos universitários, régua, transferidor, esquadros e lápis de cor; e para o ensino média e EJA são kits compostos por cadernos universitários, canetas esferográficas, réguas e lápis grafite.