sábado, 2
 de 
março
 de 
2024

Estado e municípios realizam 1ª Caminhada do Meio-Dia

Caminhada pelas ruas de Piên. Foto: O Regional
Caminhada pelas ruas de Piên. Foto: O Regional
Evento faz parte da programação da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio e teve a participação de mais de 70 municípios paranaenses. Cidades do suleste paranaense também participaram da mobilização realizando a caminhada

 

A 1ª Caminhada do Meio-Dia, realizada neste sábado (22), Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, contou com ações em mais de 70 municípios paranaenses, entre eles alguns da região suleste. A iniciativa foi da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e faz parte da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio.

Piên foi uma das cidades da região que, após um minuto de silêncio na Praça da Paz, realizou a caminhada, que percorreu ruas do centro com faixas, balões e carros de som com mensagens sobre o tema. Em Rio Negro, a ação teve início na Praça João Pessoa após o tocar dos sinos da igreja e ainda está programada a 1ª Semana Municipal de Combate ao Feminicídio que acontecerá de 31 de julho a 4 de agosto na cidade.

A Caminhada do Meio-Dia também foi realizada na Lapa, onde a primeira dama Janaina Ribas esteve presente destacando o apoio e comprometimento com a luta pela igualdade e pelo respeito às mulheres. Também houve registro de ações em Contenda e Fazenda Rio Grande.

Na capital Curitiba, a passeata teve início na Praça Santos Andrade e ao meio-dia em ponto, com o badalar de sinos, houve um minuto silêncio em respeito às vítimas. Em seguida os participantes atravessaram diversas ruas do Centro em direção à tradicional Boca Maldita.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, reafirmou que há uma determinação firme do Paraná em criar recursos e políticas públicas para acabar com a violência contra a mulher e reduzir o número de óbitos pelo crime de feminicídio. “São milhões de mulheres vivendo em ambientes violentos, vítimas de violência e assédio, moral, emocional e sexual. Isso tem que acabar e precisamos de uma grande mudança cultural. Por isso, o governo do Estado lançou a campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, pelo fim da violência contra a mulher”, afirmou a secretária.

Realizada a 1ª Caminhada do Meio-Dia em Rio Negro. Foto: Assessoria/Prefeitura de Rio Negro
Realizada a 1ª Caminhada do Meio-Dia em Rio Negro. Foto: Assessoria/Prefeitura de Rio Negro

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email