quinta-feira, 19
 de 
setembro
 de 
2024

Escolas e praça recebem jardins de água e mel em Quitandinha

Jardins de Água e Mel foram instalados em Quitandinha. Foto: Sanepar
Jardins de Água e Mel foram instalados em Quitandinha. Foto: Sanepar
Além dos jardins, Quitandinha recebe outras atividades de educação socioambiental, como cursos sobre a meliponicultura, produção de sabão caseiro, plantas medicinais e compostagem

A Praça da Bíblia e cinco escolas de Quitandinha receberam estrutura, plantas e caixas especiais para a criação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão. Durante este mês de maio, entraram em operação os seis jardins de água e mel entregues pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) como parte de suas ações de educação socioambiental, associadas às obras de esgotamento sanitário que a empresa realiza na cidade, beneficiando diretamente cerca de 370 famílias.

Além dos jardins, são promovidas em Quitandinha outras atividades de educação socioambiental, como cursos sobre criação de espécies de abelhas sem ferrão (meliponiculutura), produção de sabão caseiro, plantas medicinais e compostagem.

A coordenadora de Serviço Socioambiental da Sanepar, Patricia Mossurunga Pereira de Carvalho, detalha que as ações estão previstas em um Projeto de Trabalho Social (PTS). “O objetivo é levar conhecimento e conscientização sobre saneamento e sustentabilidade. Para cada localidade com empreendimentos, a Sanepar realiza um PTS diferente, que considera as características e as necessidades de cada comunidade. Nos projetos, estão aliadas a preocupação com a questão ambiental e as alternativas de geração de renda”, explica.

Com os jardins, a Sanepar atua na conscientização sobre saneamento e sustentabilidade, na preservação ambiental e dos recursos hídricos e na proteção das abelhas sem ferrão. As abelhas são consideradas seres fundamentais para a produção de alimentos, para a manutenção da biodiversidade e da qualidade do meio ambiente.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email