quarta-feira, 6
 de 
julho
 de 
2022

Escolas de Campo do Tenente participam de projeto promovido pelo Ministério Público do Trabalho

Crianças de Campo do Tenente participam de projeto contra o trabalho infantil. Foto: Assessoria / Prefeitura de Campo do Tenente

Em Campo do Tenente, as ações alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, foram celebradas na última sexta-feira (30). Isto porque, as escolas municipais participam do Projeto Resgate a Infância. “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A primeira etapa da ação envolveu os alunos dos 4º anos e 5º anos das escolas municipais Professor Gunther Urban, Escola Rural Municipal de Lageado e João Paulo II e teve como objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador.

O projeto do Ministério do Trabalho contempla três etapas – municipal, estadual e federal. A primeira etapa já realizada nas escolas premiou todos os alunos pela participação com trabalhos nas categorias de contos, poemas, música e desenho.

Na etapa estadual, os trabalhos selecionados na fase municipal precisam ser inscritos até o dia 13 de agosto. Eles serão avaliados por uma comissão julgadora regional criada pela respectiva unidade regional do MPT. O resultado da etapa estadual será publicado no mês de setembro. E na etapa nacional, os trabalhos que obtiverem o 1º lugar em cada categoria do prêmio na etapa estadual serão inscritos na etapa nacional até 17 de setembro e os vencedores serão revelados até o dia 12 de outubro. A cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores ainda tem data definida e ocorrerá provavelmente em dezembro.

Projeto Resgate a Infância – A proposta do Ministério Público do Trabalho é que os municípios participem do projeto, por meio de um conjunto de ações voltadas à promoção de debates nas escolas de ensino fundamental sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email