segunda-feira, 27
 de 
janeiro
 de 
2025

Enterrada em Piên cápsula do tempo de 50 anos

Cápsula do tempo foi enterrada nesta sexta-feira. Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Projeto lançado pelo produtor audiovisual André Miguel Kurovski documenta o processo de criação de uma cápsula do tempo enterrada nesta sexta-feira (8) em Piên. Ela deve ser desenterrada daqui a 50 anos

Em Piên, um projeto audiovisual considerado único vai deixar registrado muito do que já aconteceu na cidade. O produtor audiovisual pienense André Miguel Kurovski está documentando o processo de criação e enterramento de uma cápsula do tempo.A cápsula foi depositada nesta sexta-feira (8) no solo da cidade, em frente à sede da Secretaria de Cultura, com previsão de ser desenterrada em novembro de 2074, ou seja, daqui a 50 anos. O documentário ‘Cápsula do Tempo: Enterrando para o futuro’, segundo o produtor, explora não apenas o processo de criação física da cápsula, mas também os desafios técnicos envolvidos em sua produção.
André conta que, ao longo do filme, são destacadas as decisões sobre os itens que foram incluídos dentro da cápsula, escolhidos cuidadosamente para representar aspectos culturais, históricos e emocionais de Piên. “Essas escolhas visam conectar o presente com as futuras gerações que, ao abrir a cápsula em 2074, poderão revisitar e aprender com o legado deixado”, explica.
André contou com a participação de alunos do Colégio Estadual Frederico Guilherme Giese, que contribuíram com ideias e itens para serem depositados na cápsula. Entre os itens está uma edição de O Regional.
Segundo o produtor, esta sexta-feira também foi o último dia de gravações. “Agora seguimos para algumas semanas de pós-produção e, em dezembro, já rola a primeira exibição pública e gratuita, com a publicação online do documentário logo depois”, conta André.
Viabilizado pelo edital da Lei Paulo Gustavo, o projeto foi possível graças a esse apoio financeiro e a ajuda da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer. André agradece o apoio da secretária Adriana Bueno Franco para que o projeto se tornasse possível.

Cápsula do tempo foi enterrada nesta sexta-feira. Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email