domingo, 12
 de 
maio
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2024

Enquanto que PR 427 segue em estado precário devido a buracos

PR 427 tem vários pontos em que a pista está toda esburacada e em condições precárias. Foto: Arquivo/O RegionalA grande maioria das rodovias estaduais que cortam os municípios da região tem sua infraestrutura precária. São pistas sem acostamento, com trechos sinuosos e uma sinalização ineficaz. Além destes fatores, nos últimos anos, em decorrência do aumento do tráfego pesado e da falta de manutenção necessária, os motoristas têm somado constantes prejuízos com os buracos que têm se formado nas pistas.

Uma das rodovias mais precárias neste sentido é a PR 427, que liga os municípios de Campo do Tenente e da Lapa. Os últimos trabalhos realizados foram apenas operações tapa-buracos, mas esta medida paliativa tornou-se ineficiente, já que a cada chuva a água infiltra através das rachaduras na via e chega ao solo, fazendo com que os buracos se multipliquem pela rodovia. Em alguns casos, o motorista nem mesmo fazendo zig zag na pista consegue desviar das verdadeiras “crateras”. Outro fator apontado é que as rodovias foram construídas nos anos de 1970 e 1980, quando o tráfego pesado era infinitamente menor, sendo que ao longo destas décadas não houve revitalização do pavimento e reforço da base.

O estado da PR 427 não prejudica apenas os caminhoneiros que fazem diariamente o transporte de cargas, o agricultor também tem dificuldades. Elison Werner, morador de Palmeira, acompanhado da família, passava pela rodovia para se deslocar até Rio Negro e acompanhar a venda da produção de tabaco, quando em uma curva não conseguiu desviar e acabou passando sobre um dos inúmeros buracos. “Foi aquele barulhão, estourou o pneu e comprometeu a roda do carro. É lamentável a situação que as estradas se encontram. Assim como eu, quantos estão tendo prejuízos diários”, descreveu.

Elison foi um dos motoristas que tiveram prejuízos. Foto: Arquivo/O Regional

Órgão responsável pelas rodovias, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) informou que no trecho, com extensão de 28,79 quilômetros, estão programados para os próximos dias os serviços de tapa-buracos emergencial, drenagem, remendo profundo e recapeamento nos pontos críticos, perfazendo um total de aproximadamente 3 quilômetros, medida esta prevista dentro do Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas Pavimentadas (PERC).

A necessidade de melhorias nas rodovias é cada vez mais evidente, no entanto, é fundamental que haja um serviço que seja realizado de forma eficiente. Caso contrário, as medidas paliativas, além de onerosas, também serão ineficazes e a população seguirá arcando com incontáveis prejuízos, estando expostas também a acidentes.

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