Estudantes de todo o país estão na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, que acontecerá neste sábado e domingo. Colégios da região suleste do Paraná também promoveram uma série de atividades preparatórias juntos aos alunos, abordando conteúdos que poderão ser aplicados nas provas.
Em Piên, os estudantes do Colégio Frederico Guilherme Giese participaram de um projeto de preparação para o exame. Durante as atividades, foram estudadas questões envolvendo diversas matérias e assuntos que tradicionalmente estão presentes em vestibulares e exames de qualidade. A professora Neuza Lourenço dos Santos, do Colégio Frederico, faz algumas recomendações para que os alunos alcancem um bom desempenho no Enem. “Uma das primeiras recomendações é que os alunos tenham cautela, leiam com calma as questões e façam primeira aquelas que consideram ter mais certeza. Para a redação, é importante que observem os cinco critérios e que façam e refaçam o texto”, orientou, lembrando ainda que os alunos devem ficar atentos aos acontecimentos do cotiando e que podem ser o tema da redação.
Para a estudante pienense Clarita Eduarda Cavalheiro da Silva, a dedicação nos estudos visando a prova vem sendo intensa. “Eu comecei a me dedicar a partir da metade do ano. Há uns quatro anos, minha mãe comprou um livro para meus irmãos com questões e exercícios e isso vem auxiliando”, comentou a aluna, ressaltando que até ontem era grande a preocupação com a possibilidade de suspensão do Enem “É algo que ninguém espera. Nós estamos aguardando tanto tempo para fazer a prova, para buscar uma bolsa de estudo, e assim ficaria difícil”, concluiu.
De acordo com o bibliotecário Bruno Silva Domingos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, no município poucos estudantes têm se dedicado aos estudos na biblioteca. “Poucos buscam livros para estudar exclusivamente para o Enem. Muitos alunos falam que participarão da prova com o conhecimento adquirido ao longo dos anos. E muitos não conseguem tempo extra para estudar”, disse.
Ocupações – Durante o período de preparação para o Enem, o sentimento de insegurança tomou conta dos alunos. Após o Ministério da Educação (MEC) dar o prazo até a última segunda-feira para a desocupação das escolas, a decisão foi acatada por alguns colégios, no entanto, outros decidiram manter o movimento. Com isso, o Ministério Público Federal (MPF) no Ceará encaminhou um pedido de suspensão da aplicação do Enem. Ontem,definitivamente, a Justiça Federal negou o pedido e manteve a data de realização do Enem.