Nos últimos anos, a sociedade, como um todo, tem deixado de lado importantes práticas de amor à pátria. Sem este elo importante, acaba-se criando cidadãos que se tornam muitas vezes indiferentes a importantes questões. Contrapondo a este cenário, a prefeitura de Mandirituba vem dando continuidade ao projeto Guarda Mirim, que envolve os alunos dos quintos anos das escolas municipais.
Esta iniciativa é desenvolvida pela Guarda Municipal e aborda questões de civismo, além de outros temas como prevenção de acidentes, educação no trânsito e ambiental, código penal, a prevenção às drogas, entre outros. “Este é um projeto antigo, que teve interrupções, mas que foi retomado e, nesta edição, envolveu 435 alunos de 18 turmas, vindo de quatro escolas”, detalha o guarda municipal Edilson Gonçalves, instrutor do projeto.
Presente na cerimônia de formatura realizada nesta semana, o prefeito Luís Antônio Biscaia reforçou a importância deste projeto. “Precisamos fortalecer o elo das pessoas com o município, para que elas tenham orgulho e valorizem ao máximo o lugar onde moram. De forma paralela, estamos agindo para formar cidadãos conscientes e que estejam preparados para ficarem longe dos perigos, como é o caso das drogas”, concluiu o prefeito.
A vice-prefeita Rosilene Vonsovicz Weber, a prefeita de Agudos do Sul, Luciane Teixeira, secretários municipais e autoridades estiveram presentes na formatura.