Quatro municípios da região recebem neste ano o processo de cadastramento biométrico dos eleitores. O fórum eleitoral de Rio Negro deu início em 6 de janeiro aos atendimentos neste sentido. O prazo para o referido recadastramento vai até o dia 29 de setembro deste ano.
A zona eleitoral de Rio Negro abrange ainda Campo do Tenente, Quitandinha e Piên. Essas eram as quatro únicas cidades do sul da Região Metropolitana de Curitiba que ainda não haviam passado pelo processo de revisão biométrica. Com isso, a partir das próximas eleições, em 2018, a identificação dos votantes destas cidades será por biometria.
O chefe de cartório Fernando Augusto Magalhães salienta que está fazendo contato com as prefeituras da região para que forneçam ônibus para transporte de eleitores até o fórum. “Precisamos facilitar o acesso para que todos os eleitores compareçam, pois é um procedimento obrigatório”, enfatiza.
Até semana passada, o atendimento do cadastramento biométrico vinha acontecendo em quatro guichês no referido cartório. Agora já são 12 guichês, no horário das 12 às 18 horas. “Essa é a fase ordinária”, explica Magalhães. A partir de 3 de abril, quando começar a fase extraordinária, serão 15 guichês e o horário também será ampliado, com atendimento das 9 às 18 horas.
Para efetuar o recadastramento, os eleitores devem comparecer munidos de RG, CPF e comprovante de residência ou contrato de aluguel. O comprovante deve estar em seu próprio nome ou de seus pais. Os quatro municípios somam atualmente mais de 53 mil eleitores.